Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50649

Compartilhe esta página

Título: A RELAÇÃO ENTRE A DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS E A FARMACOVIGILÂNCIA: um panorama sobre os desafios encontrados
Autor(es): ARAÚJO, Mykaella Joyce Silva de
Palavras-chave: Boas Práticas de Distribuição,; Armazenamento de Medicamentos,; Farmacovigilância,; Política Nacional de Medicamentos.
Data do documento: 24-Abr-2023
Citação: ARAÚJO, Mykaella Joyce Silva de. A RELAÇÃO ENTRE A DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS E A FARMACOVIGILÂNCIA: um panorama sobre os desafios encontrados. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A distribuição de medicamentos, em um mercado globalizado e competitivo, como se configura a atual cadeia de suprimentos de produtos farmacêuticos, é algo complexo que demanda uma administração logística coesa. Em meados de 1998, com a publicação da “Política Nacional de Medicamentos”, o protagonismo do profissional farmacêutico veio a público. Todavia, a natureza técnica e científica da interrelação entre o armazenamento e distribuição de medicamentos é uma temática que precisa ser melhor exemplificada. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o progresso do fluxo de pesquisa sobre a distribuição de medicamentos e farmacovigilância. Foi realizada uma revisão de literatura integrativa, dos últimos 10 anos. A busca nos portais científicos, a partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão resultou em um total de 17 artigos no qual o Pubmed mostrou-se o mais significativo, estabelecendo uma presença de 47,8% (n=11), dentre as publicações. Por outro lado, a Nature forneceu apenas uma única publicação (5,9%), condizente com os critérios da pesquisa. Além do mais, a maioria dos artigos (29,4%; n= 5) foram estudos transversais. Os 17 estudos revisados revelaram que a cadeia de distribuição de medicamentos é sensível, uma vez que sofre interferências sociais, ao mesmo tempo que se mostra complexa e custosa. Tendo em vista a forma como esse abastecimento é significativo para a sociedade, é relevante a atuação das agências reguladoras, que procuram padronizar, de modo seguro, o processo de distribuição de medicamentos. Dessa forma, conclui-se que, para uma distribuição sem obstáculos, é imprescindível que a farmacovigilância seja um pilar na logística farmacêutica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50649
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MYKAELLA JOYCE SILVA DE ARAÚJO - FARMÁCIA.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons