Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50637

Compartilhe esta página

Título: Efeito imediato da Inibição posicional na dor lombar e na mobilidade do tronco: um estudo piloto exploratório de um ensaio clínico randomizado sham controlado
Autor(es): SILVA, Kathleen Barboza da
Palavras-chave: Inibição posicional; dor lombar inespecífica; mobilidade
Data do documento: 9-Mai-2023
Citação: SILVA, Kathleen Barboza da. Efeito imediato da inibição posicional na dor lombar e na mobilidade do tronco: um estudo piloto exploratório de um ensaio clínico randomizado sham controlado. 2023. Trabalho de Conclusão (Bacharelado em Fisioterapia) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Introdução: A lombalgia se manifesta como uma experiência dolorosa na região lombar, sacral e sacro-ilíaca, sendo definida como crônica quando se apresenta por um período maior que três meses. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do efeito imediato da inibição posicional na redução da dor lombar inespecífica crônica. Métodos: Foi selecionado um grupo amostral de 6 indivíduos com dor lombar, com idade entre 18 a 59 anos. Para a avaliação da dor foi utilizado a Escala Visual Analógica e Algometria e para avaliação da mobilidade do tronco, foi realizado registro em vídeo para posterior análise dos graus de mobilidade em software CORELDRAW. O tratamento foi composto da aplicação da técnica de inibição posicional nos pontos gatilho do longuíssimo ao nível de L1, iliocostal ao nível de L1, quadrado lombar profundo e iliopsoas Espinha ilíaca ântero-superior (EIAS). A pesquisa foi realizada no Laboratório de Aprendizagem e Controle Motor, localizado no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco. Resultado: Após a intervenção verificou-se que houve redução da intensidade da dor (p<0,05) e na algometria uma diminuição do limiar de dor dos pontos gatilhos do iliocostal, quadrado lombar (superior e inferior) e iliopsoas comparando-se os momentos antes e pós-intervenção (p<0,05). Conclusão: Os resultados deste estudo exploratório sugerem que a técnica de inibição posicional favorece a diminuição do quadro álgico e aumento do limiar de dor em pacientes com dor lombar crônica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50637
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Biblioteca ufpe ARTIGO TCC INIBICAO POSICIONAL.pdf952 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons