Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50600

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Karine da Rocha-
dc.contributor.authorSANTOS, Clara Batista dos-
dc.date.accessioned2023-05-29T12:08:04Z-
dc.date.available2023-05-29T12:08:04Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Clara Batista dos. Os percalços da mulher na sociedade: o Bildungsroman feminino em As Três Marias de Rachel de Queiroz. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50600-
dc.description.abstractEste trabalho buscou refletir sobre a condição da mulher na sociedade a partir do Romance, As Três Marias (1939), da escritora Modernista, Rachel de Queiroz. Para tanto, analisamos como ocorre a formação da mulher a partir do conceito de Bildungsroman, bem como sua variação feminina a partir dos conceitos de Pinto (1990), Maas (2000) e Coqueiro (2014). Analisamos as diferenças sociais comuns aos gêneros, como também os entraves enfrentados pelas mulheres escritoras do século XX. Tratamos de uma variante do romance e visitamos os estudos de Bakhtin (1997), Lukács (2000), e Todorov (2009) os quais – ao analisarem as circunstâncias locais e sociais das épocas – conectam literatura aos estudos históricos e, dessa forma, a vida do herói à realidade. Antes de focar nossa análise no romance pretendido, observamos escritoras, como as irmãs Brontë e Virginia Woolf, para as discussões sobre mulher e ficção, bem como algumas escritoras brasileiras, como Maria Firmina dos Reis e Júlia Lopes de Almeida, que tiveram suas obras silenciadas por serem mulheres. A partir disso, pensamos como as questões de gênero norteiam as trajetórias das escritoras e como isso é percebido nas personagens femininas e nas suas mudanças interiores. O Romance de Formação Feminino carrega as marcas do patriarcado e, nessa perspectiva, analisamos como acontece a formação das personagens femininas no romance brasileiro, especificamente na narrativa de Rachel de Queiroz. Além disso, o texto aponta como se dá a educação feminina dedicada em preparar a mulher para a vida familiar. Para tanto, analisamos a gênese do patriarcado no Brasil, a partir da formação econômica de base açucareira e escravista, em que o homem era a força máxima desse sistema. Para entendermos o contexto histórico, recorremos aos estudos históricos realizados por: Bloch (2001) Acordi (2007), MAIA, (2007), Schwarcz, Starling, (2015), Fraccaro (2018) e Esteves (2020). Visitamos, também, as legislações que, por muito tempo, colocavam a mulher como propriedade de uma figura masculina, não lhes dando possibilidades além do casamento, e as que tentavam a subversão sofriam o abandono social. Em As Três Marias, investigamos essas questões a partir do encontro de experiências das três meninas após ingressarem em um colégio interno, como também seus caminhos quando adultas. Por ser ambientado em um espaço educacional repleto de julgamentos e exclusões, torna-se possível analisar os percalços enfrentados pela mulher diante das concepções sociais tradicionais. O ambiente externo ao Colégio mostra como essas convenções não se restringem ao ambiente educacional. No tocante aos estudos sobre a condição da mulher na sociedade, atendemos às concepções de Simone de Beauvoir (1967), Hollanda (2012) (2022), dentre outros teóricos que levam essas reflexões para o campo literário.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutoria femininapt_BR
dc.subjectBildungsromanpt_BR
dc.subjectAs Três Mariaspt_BR
dc.subjectMulher e Sociedadept_BR
dc.subjectRachel de Queirozpt_BR
dc.titleOs percalços da mulher na sociedade : o Bildungsroman feminino em As Três Marias de Rachel de Queirozpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4570346408873450pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5363499315142795pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to reflect upon the condition of women in society based on the novel The Three Marias (1939), by modernist writer, Rachel de Queiroz. In order to do so, how the formation of women happens will be analyzed from the concept of Bildungsroman, as well as its feminine variation as from the concepts of Pinto (1990), Maas (2000) and Coqueiro (2014). The social differences common to the genres will be analyzed, as well as the barriers faced by women writers of the 20th century. The paper treats of one of the novel’s variant and visits the studies of Bakhtin (1997), Lukács (2000) and Torodov (2009) all of who – when analyzing the local and social circumstances of periods – connect literature to historical studies and, by doing so, the protagonist’s life to reality. Before focusing on said novel, writers such as the Brontë sisters and Virginia Woolf will be brought to the discussions regarding women and fiction; as well as some Brazilian writers, such as Maria Firmina dos Reis and Júlia Lopes de Almeida, whom had their works silenced for being women. Based on that, this work deliberates on how gender issues guide the trajectories of the writers and how this is perceived in female characters and their inner changes. The Feminine Formation Novel carries marks of the patriarchy and, in this perspective we intend to analyze how the formation of feminine characters happens in Brazilian literature, especially in Rachel de Queiroz’s narrative. Besides that, the text points to how women education is focused on preparing them to domestic life. In order to do so, this paper analyzes the genesis of patriarchy in Brazil from the economic formation of the slaveholder and sugar industry, a system in which man was the maximum force. In order to understand the historical context, historical studies by Bloch (2001), Acordi (2007), MAIA (2007), Schwarcz, Starling (2015), Fraccaro (2018) and Esteves (2020) were considered and used. We also visit legislations that for long had put women as property of a male figure, not giving them any possibilities besides marriage and, for those who tried subversion; social exclusion. In The Three Marias, we will investigate said questions based on the encounter of experiences of the three girls after entering a boarding school, and also their paths as adult women. Since it is settled in an educational space filled with judgments and exclusions, we are able to analyze the adversities faced by women before traditional social conceptions. The external ambient shows how these conventions are not restricted to the school’s surroundings. Regarding the studies about the condition of women in society, we will attend to the conceptions of Simone de Beauvoir (1967), Hollanda (2012) (2022), among other theorists that bring these reflections to the literary field.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Clara Batista dos Santos.pdf705,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons