Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50569

Compartilhe esta página

Título: DIVERSIDADE DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Handroanthus chrysotrichus (Mart. ex DC.) Mattos] DA MATA ATLÂNTICA DO NORDESTE BRASILEIRO.
Autor(es): RAGO, Rúbia Valéria
Palavras-chave: Diaporthe; Ecologia; PARNAH do Monte Pascoal
Data do documento: 26-Abr-2023
Citação: RAGO, Rúbia Valéria. Diversidade de fungos endofíticos de Handroanthus chrysotrichus (Mart. ex DC.) Mattos] da Mata Atlântica do Nordeste brasileiro. 2023. TCC (Graduação) - Curso de Bacharel em Ciências Biológica Com Ênfase em Ciência Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Fungos endofíticos são aqueles que vivem no interior dos tecidos vegetais, sem causar dano aparente aos seus hospedeiros, diferentemente dos fitopatogênicos que provocam doenças em plantas e dos epifíticos que são encontrados na superfície vegetal. O objetivo desse trabalho é identificar e avaliar a diversidade de fungos endofíticos isolados de Handroanthus chrysotrichus (ipê-amarelo) do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal (BA). Amostras de folhas de H.chrysotrichus foram coletadas no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal (16°51'51" Sul e 39°16'15" Oeste), localizada na Mata Atlântica do Nordeste Brasileiro, durante o mês de agosto de 2018. Foram isolados 161 espécimes de fungos endofíticos das folhas de H. chrysotrichus, os quais foram reativados em placas de Petri contendo o meio de cultura batata dextrose ágar (BDA), e incubados a 28 ± 2°C por até 15 dias para verificar a viabilidade das culturas, em seguida, foi realizada a identificação morfológica, no qual os gêneros identificados de ipê- amarelo foram: Colletotrichum sp., Diaporthe sp., Fusarium sp., Nigrospora sp., Penicillium sp. e Xylaria sp. As análises estatísticas e ecológicas das comunidades dos fungos foram avaliadas em termos quantitativos e qualitativos e sua estruturação, analisada por meio de índices ecológicos de diversidade. Conclui-se que o gênero Diaporthe sp. apresentou maior frequência relativa (Fr), pois apresentou uma melhor relação ecológica com o ambiente e a planta estudada, além que a abundância de endofítos encontradas nas folhas de Handroanthus chrysotrichus na biota da Mata Atlântica colabora para conquista de novas espécies para o futuro da Ciências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50569
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- RÚBIA VALÉRIA RAGO.pdf795,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons