Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50533

Compartilhe esta página

Título: Função física e sua relação com a intensidade da dor, catastrofização e flexibilidade em indivíduos com osteoartrite de joelho e quadril: um estudo transversal.
Autor(es): SANTOS, Gleuber Leão
Palavras-chave: catastrofização; desempenho físico funcional; dor musculoesquelética; osteoartrite do joelho; osteoartrite do quadril; flexibilidade
Data do documento: 9-Mai-2023
Abstract: Introdução: A Osteoartrite é a doença reumática mundialmente mais prevalente e dentre as articulações mais acometidas estão joelho e quadril. Os sintomas da osteoartrite frequentemente resultam em declínio da função física. Por isso é importante avaliar os fatores associados a esta condição. Objetivo: Avaliar a função física e a sua relação com a intensidade da dor, catastrofização da dor e flexibilidade muscular em indivíduos com osteoartrite de joelho e quadril. Métodos: Indivíduos com osteoartrite de joelho e/ou quadril, com idade acima de 40 anos, foram submetidos a avaliação da função física (SPPB - Short Physical Performance Battery), dor (sub-escala Dor do WOMAC - Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index), catastrofização da dor (PCS - Pain Catastrophizing Scale) e flexibilidade muscular (teste de sentar e alcançar com banco de Wells). Resultados: A amostra constituiu-se de 30 pacientes, sendo 90% mulheres, com média de idade de 66,07±10,15 anos. Apresentaram boa capacidade física [SPPB = 12,00 (9,75 - 12,00)], dor moderada (WOMAC = 44,64±21,85) , baixa catastrofização [PCS = 16,50 (11,00 - 27,25)] e fraca flexibilidade (18,24±10,29). Houve correlação significativa forte, negativa, entre função física e dor (ρ Spearman= -0,59; p=0,01) e não foi encontrada correlação significativa com catastrofização e flexibilidade. Conclusão: Os resultados sugerem que a dor está relacionada com prejuízos na função física em indivíduos com osteoartrite de joelho e / ou quadril. Porém, não foram encontradas associações entre função física e catastrofização da dor, nem com a flexibilidade muscular.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50533
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gleuber Leão Santos.pdf213,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons