Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50523

Compartilhe esta página

Título: Análise dos efeitos da estimulação elétrica nervosa transcutânea tipo acupuntura com intenção de analgesia preemptiva: um estudo piloto
Autor(es): SANTANA, Juliane Monique Dias de
Palavras-chave: analgesia preemptiva; TENS; dor
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: SANTANA, Juliane Monique Dias de. Análise dos efeitos da estimulação elétrica nervosa transcutânea tipo acupuntura com intenção de analgesia preemptiva: um estudo piloto Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Justificativa: A analgesia preemptiva é uma analgesia realizada antes do estímulo doloroso e tem como um dos objetivos prevenir o desenvolvimento da dor persistente. No entanto, existem poucos estudos que analisam a eficácia da analgesia preemptiva através de métodos não farmacológicos. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar se a Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) tem potencialidade de agir como agente analgésico preemptivo agudo. Métodos: Trinta indivíduos saudáveis com idade entre 18 e 25 anos, foram recrutados e distribuídos igualmente, por critério de conveniência, em dois grupos (controle e experimental). O protocolo foi constituído de três etapas: Etapa 1: foram realizadas as medições do limiar de desconforto álgico, através do algômetro de pressão, concomitante com as medições da intensidade de desconforto álgico, através da Escala Visual Analógica; Etapa 2: Os voluntários, do grupo experimental, foram submetidos à aplicação da TENS, tipo acupuntura; Etapa 3: foram feitas novas mediações do limiar e intensidade de desconforto álgico da mesma forma como na etapa 1. Resultados: Foi encontrada diferença significativa (redução da intensidade e aumento do limiar de desconforto álgico) quando a análise foi realizada intragrupo (experimental), porém quando a comparação foi intergrupo não foi encontrada diferença estatística. Conclusões: Apesar do resultado intergrupo, sugerimos que a TENS com os parâmetros usados possa ser aplicada em pacientes para o estudo de analgesia preemptiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50523
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final- Juliane Monique.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons