Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50517

Compartilhe esta página

Título: Educação do campo e pandemia: um tratado acerca das práticas pedagógicas nas escolas do campo da região da Zona da Mata de Pernambuco.
Autor(es): SILVA, Islane Maria Santos da
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Educação do Campo; Pandemia
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: Silva, Islane Maria Santos da. Educação do campo e pandemia: um tratado acerca das práticas pedagógicas nas escolas do campo da região da Zona da Mata de Pernambuco. / Islane Maria Santos da Silva. - Caruaru, 2023.
Abstract: Consideramos que a luta por uma educação do campo de qualidade está ancorada, sobretudo, na busca pelo reconhecimento do povo camponês. Nesta perspectiva, apresentamos como problema de pesquisa a seguinte questão: de que maneira foram vivenciadas as práticas pedagógicas nas escolas do campo da Zona da Mata de Pernambuco no contexto da pandemia da covid-19? Esta pergunta, alicerça os objetivos da pesquisa desenvolvida em duas escolas do campo da cidade de São Benedito do Sul- PE, na qual apresenta como objetivo geral: compreender o modo como foram vivenciadas as práticas pedagógicas nas escolas do campo da Zona da Mata de Pernambuco no contexto da pandemia, trazendo como objetivos específicos, identificar as práticas pedagógicas realizadas nas escolas do campo do município de São Benedito do Sul – PE; mapear as dificuldades pedagógicas de professores e estudantes especificamente no período da pandemia e analisar as experiências dos professores no enfrentamento pedagógico diante da covid-19. Como embasamento teórico, a presente pesquisa está ancorada nas contribuições de Melo (2015), Caldart (2002), Kolling; Cerioli e Caldart (2002), Koling; Néry e Molina (1999), Ziech (2017), Lima (2008), Candau (2008), Zabala (1998), Leal e Sá (2012), Souza (2009), Hage e Sena (2021), Kohan (2020), Ribeiro; Leal, Oliveira e Ribas (2021). É uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e explicativa embricada no pensamento de Minayo (2017) e Gil (2002), apresenta como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada Laville e Dione (1999). Está baseada no Método de Caso Alargado, Lage (2013) e ancorada no pensamento analítico de Bardin (2006). Os sujeitos da pesquisa são duas professoras de escolas do campo e quatro estudantes. Elucidamos a relevância das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas, nas quais, professores/as têm fundamental importância para o protagonismo dos estudantes da Educação do Campo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50517
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Islane Maria Santos da Silva.pdf362,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons