Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50485

Comparte esta pagina

Título : Análise da margem operacional de um supermercado digital: uma perspectiva de redução de custos e aumento das vendas
Autor : LINKEVICIUS, Rodrigo Napoleão Brito
Palabras clave : Setor de varejo alimentício; Margem operacional; Redução de custos; Aumento de receita
Fecha de publicación : 27-abr-2023
Citación : LINKEVICIUS, Rodrigo Napoleão Brito. Análise da margem operacional de um supermercado digital: uma perspectiva de redução de custos e aumento das vendas. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O setor de varejo alimentício, de grande relevância do ponto de vista econômico e social, é um setor conhecido por sua alta competitividade, onde as empresas constantemente disputam por preços mais baixos, por margens mais altas e por clientes fiéis, cada uma tentando se diferenciar à sua maneira. Nesse contexto, foi desenvolvido um estudo de caso em um supermercado digital com base de operações na cidade do Recife, que estava tendo problemas com sua margem operacional, dentro da alta complexidade e competitividade do setor. Baseado na análise da margem operacional, percebeu-se que no período referente ao ano de 2022, a empresa não conseguiu manter esse indicador em um patamar adequado, sendo assim seria necessário atuação para reverter o problema. Nessa perspectiva foram desenvolvidas duas estratégias, a primeira é focada na análise dos principais custos operacionais da empresa, buscando por oportunidades de redução de custos que realmente sejam impactantes. A segunda estratégia, busca melhorar a margem operacional através do aumento das vendas, com base principalmente no aumento na quantidade de produtos comercializados pela empresa, esse aumento de receita tem como principal objetivo a diluição de custos operacionais, o que pode gerar uma melhora interessante nos resultados operacionais. O estudo de caso se desenvolveu de maneira prática e com amplo acesso a dados e informações. Além disso, o fato de ser uma empresa fundada recentemente, sem uma grande estrutura burocrática, forneceu uma ampla possibilidade para mudanças e melhorias. Após a implantação das estratégias, verificou-se que a margem operacional aumentou 15,7%, o que foi bastante satisfatório.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50485
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Final - Rodrigo Napoleão Brito Linkevicius.pdf606,13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons