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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50452

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIYODA, Juliano Manabu-
dc.contributor.authorBATISTA, Bruno Jorge Nogueira-
dc.date.accessioned2023-05-23T11:22:37Z-
dc.date.available2023-05-23T11:22:37Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2023-05-15-
dc.identifier.citationBatista, Bruno Jorge Nogueira. Robotic process automation: um estudo de caso comparativo entre automação customizada e genérico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso engenharia da computação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50452-
dc.description.abstractEm nosso cotidiano, temos atividades que se repetem. E isso gera dois problemas: a baixa produtividade e a propensão a erros. Este último pode ter implicações, desde um simples problema até uma repercussão legal. Em escritórios de advocacia, os processos jurídicos contêm vários passos de execução e lidam com muitas informações extremamente sensíveis de contratos, onde erros são muito custosos. Para um ser humano evitar tais erros, leva-se mais tempo na revisão das informações que foram preenchidas do que no preenchimento em si, o que invariavelmente afeta a produtividade. Dentre essas atividades, estão algumas como o cadastro de contratos, a geração de minutas, o envio de emails, a geração de andamentos, etc. A automação de processos robóticos (Robotic Process Automation ou RPA) é um software, conhecido também como bot, que interage com interfaces gráficas de softwares de escritório como, por exemplo, um navegador ou uma planilha. O RPA cria uma automação do mesmo comportamento humano em termos de ações como cliques, leituras de informações, cópia, cola, etc. RPAs podem ser criados de forma customizada ou utilizando softwares genéricos de prateleira. Dado este contexto, o objetivo deste trabalho é comparar o conceito de RPA desenvolvido de forma customizada com um RPA de prateleira no contexto da área jurídica. No primeiro momento, será tratada a forma manual de uma atividade de cadastro de contratos, analisando-se como é custoso este processo. No passo seguinte, mostramos uma solução de RPA customizado, onde é tratado desde os levantamentos de requisitos, a arquitetura do sistema até o passo-a-passo da execução do bot fazendo a mesma atividade apresentada no passo manual. Por fim, comparamos como essas mesmas ações podem ser feitas em um RPA genérico (de prateleira) e mostramos uma análise comparativa dos critérios levantados com seus prós e contras de cada solução. Por fim, mostramos as conclusões e trabalhos futuros de todo este estudo.pt_BR
dc.format.extent82 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutomação de processos robóticospt_BR
dc.subjectRPApt_BR
dc.subjectAutomação de escritóriospt_BR
dc.titleRobotic process automation: um estudo de caso comparativo entre automação customizada e genéricopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0005349558315095pt_BR
dc.description.abstractxIn our daily lives, we have activities that are repetitive. And this generates two problems: low productivity and error prone tasks. The latter can have implications ranging from a simple problem to legal repercussions. In law firms, legal processes contain several execution steps and deal with a lot of extremely sensitive contract information, where errors are very costly. For a human being to avoid such errors, it takes more time to review the information that has been filled in than the task of filling it in the first place, which invariably affects productivity. Among these activities, there are tasks such as the registration of contracts, the generation of minutes, the sending of emails, the progress report, etc. Robotic Process Automation (RPA) is a software, also known as a bot, that interacts with graphical interfaces of office softwares, such as a browser or a spreadsheet. RPA creates an automation of the same human behaviour in terms of actions like clicks, information reads, copying, pasting, etc. RPAs can be customised or can be done via off-the-shelf generic software. Given this context, the objective of this work is to compare the concept of an RPA developed in a customised way with an off-the-shelf RPA in the context of the legal area. At first, the manual form of a contract registration activity will be treated, analysing how costly this process is. In the next step, we show a customised RPA solution, where we present its requirements, its system architecture and a step-by-step execution of the bot doing the same activity presented in the manual step. Finally, we compare how these actions can be done in a generic (off-the-shelf) RPA and show a comparative analysis of the criteria raised with the pros and cons of each solution. Finally, we show the conclusions and future work of this entire study.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Engenharia da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia da Computação

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