Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50449

Compartilhe esta página

Título: A neutralidade do cientista do Direito quanto às suas convicções religiosas: contribuições de Herman Dooyeweerd para a quebra de um dogma
Autor(es): AGRIPINO, Alícia Gabriela Monteiro Coutinho
Palavras-chave: Herman Dooyeweerd; Filosofia do Direito; conhecimento teórico; natureza religiosa
Data do documento: 26-Abr-2023
Citação: AGRIPINO, Alícia Gabriela Monteiro Coutinho. A neutralidade do cientista do Direito quanto às suas convicções religiosas: contribuições de Herman Dooyeweerd para a quebra de um dogma. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo geral averiguar se é possível que um cientista do direito seja neutro quanto às suas convicções religiosas à luz da Filosofia da Ideia Cosmonômica de Herman Dooyeweerd. O método empregado foi o bibliográfico, em que se buscou em produções literárias e científicas acadêmicas, como livros físicos e digitais, bem com trabalhos de conclusão de curso e teses de mestrado e doutorado, os quais apresentassem posições favoráveis e contrárias ao que se pretendeu estudar aqui. Concluiu-se que, através do método crítico transcendental da filosofia dooyeweerdiana, à luz do conhecimento da natureza profundamente religiosa do ego humano e de seu impulso religioso inato pela Origem, a neutralidade religiosa do cientista do direito não é possível.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50449
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alícia Gabriela Monteiro Coutinho Agripino.pdf705,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons