Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50405

Compartilhe esta página

Título: Ordenamento de áreas industriais para definição de área modelo de segurança: uma abordagem multicritério do direcionador matriz da World Class Manufaturing.
Autor(es): AZEVEDO, Eva Maria Morais de
Palavras-chave: Segurança do trabalho; Processo decisório por critério múltiplo; PROMETHEE
Data do documento: 11-Jul-2018
Citação: AZEVEDO, Eva Maria Morais de. Ordenamento de áreas industriais para definição de área modelo de segurança: uma abordagem multicritério do direcionador matriz da World Class Manufaturing. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Este trabalho propõe uma metodologia de apoio à decisão para o ordenamento de áreas prioritárias de segurança, baseado no método PROMETHEE II e na matriz S. As organizações buscam incessantemente implementar sistemas de gestão que ofereçam melhorias nos aspectos de produtividade, qualidade e sustentabilidade dos seus negócios. O World Class Manufacturing (WCM) é um sistema que oferece atuação em todos esses pontos, tendo como foco a melhoria contínua através da redução das perdas e dos desperdícios. Sua estrutura, caracterizada por dez pilares, como por exemplo segurança e qualidade, permite atuação em todas as áreas da empresa. Cada pilar, possui direcionadores que indicam qual deve ser o foco de atuação para atingir o objetivo do pilar. No Pilar de Segurança (safety), geralmente, o direcionador é a matriz de segurança (matriz S), que é um método analítico na qual a sua principal fonte de dados é a pirâmide de HEINRICH, onde as áreas prioritárias para atuação são ordenadas de acordo com o somatório ponderado que leva em consideração o tipo de evento. No entanto, a matriz S não leva em consideração as preferências do decisor sob uma visão multidimensional das consequências e das ações preventivas e reparadoras. Neste sentido, o presente trabalho traz contribuições de permitir que múltiplos critérios sejam considerados incluindo assim a preferência do decisor, para o ordenamento das áreas industriais e definição da área modelo em segurança, tendo aplicação em um estudo de caso realizado em uma empresa do setor automobilístico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50405
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AZEVEDO, Eva Maria Morais de.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons