Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/504
Title: Busca por informações e estratégias de redução dos riscos percebidos no ambiente virtual: influências no processo de escolha por serviços hoteleiros
Authors: Gomes de Souza, Anderson
Keywords: Serviços hoteleiros; Ambiente virtual; Estratégias de redução dos riscos; Percepção de risco; Busca por informações
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Gomes de Souza, Anderson; de Lourdes de Azevedo Barbosa, Maria. Busca por informações e estratégias de redução dos riscos percebidos no ambiente virtual: influências no processo de escolha por serviços hoteleiros. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: O processo de compra é um fenômeno cercado de riscos. Pode-se perceber esta realidade por meio das formas com as quais as empresas buscam se resguardar de possíveis reclamações por parte dos consumidores. Este costumava ser um fato mais comumente aplicado à aquisição de bens duráveis ou de alto valor, mas que, no entanto passou a ser considerado também nas compras virtuais, particularmente no que se refere ao setor de hotelaria. Este trabalho tem por objetivo trazer à discussão a importância da busca por informações na internet e as estratégias de redução de riscos utilizadas pelos consumidores diante da escolha por serviços hoteleiros, sendo esta considerada uma ação cercada de incertezas e conseqüências por se tratar da aquisição de algo intangível cujos resultados só podem ser atestados após a tomada de decisão. O estudo foi um corte transversal, de caráter exploratório-descritivo, realizado num primeiro momento a partir da incursão de entrevistas em profundidade que direcionaram ao desenvolvimento da segunda fase na qual se buscou, por meio de técnicas estatísticas, verificar as possíveis relações existentes entre percepção de risco, busca por informações e o esforço do consumidor para a redução dos riscos percebidos na escolha por hotéis no ambiente virtual. Os resultados indicaram que a percepção de risco em si não é responsável por aumentar o grau de motivação do sujeito para a procura por dados capazes de reduzir suas incertezas em relação à compra, nem tampouco, o leva a se engajar em estratégias de redução quanto às conseqüências da sua escolha. Entretanto, ficou claro que quanto mais motivado a buscar por informações o indivíduo esteja, maior será o seu esforço para tentar reduzir a percepção de risco diante do processo de decisão por serviços hoteleiros
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/504
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1054_1.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.