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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/503

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Salomão Alencar de
dc.contributor.authorBARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:03:12Z
dc.date.available2014-06-12T15:03:12Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationde Lourdes de Azevedo Barbosa, Maria; Alencar de Farias, Salomão. O significado do consumo de serviços de restaurante a partir da experiência de compra. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/503
dc.description.abstractA presente investigação teve como objetivo conhecer o significado do consumo de serviços a partir da natureza (ordinária/extraordinária) da experiência vivida pelo consumidor. A tese enfatiza a participação do consumidor na produção de experiências de consumo em restaurantes, pois é ele que irá interpretar os serviços disponibilizados pelo mercado, embora o sistema de oferta proposto pelas empresas influencie a sua interpretação sobre os produtos e serviços consumidos. A pesquisa teve um caráter fenomenológico-hermêutico e como método optou-se pelo estudo de casos. Foram selecionadas duas empresas com posicionamentos diferenciados: um restaurante fast food (comida rápida e padronizada), com características utilitárias e outro à la carte (serviço de refeição mais elaborado e personalizado), com características hedônicas. Para a coleta de dados foram empregadas as técnicas do grupo focal, observação direta e entrevistas em profundidade. Os resultados demonstraram que as características predominantemente utilitárias do restaurante A, influenciam os consumidores a interpretarem suas experiências como ordinárias, e que o restaurante B, com seus produtos e serviços que valorizam os componentes mais hedônicos, permite aos consumidores reconhecerem suas experiências como fora do comum ou extraordinárias. Várias nuances foram detectadas nos significados atribuídos às experiências de consumo, ao longo do continuum que vai das experiências mais ordinárias às experiências mais extraordinárias, o que, nesta tese, é explicado pelo fato de que o consumidor é, em última instância, o condutor da interpretação de sua experiência e a subjetividade é um componente inerente à sua condiçãopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiência de consumopt_BR
dc.subjectConsumo hedônico e utilitáriopt_BR
dc.subjectExperiência ordinária e extraordináriapt_BR
dc.subjectServiços de restaurantept_BR
dc.titleO significado do consumo de serviços de restaurante a partir da experiência de comprapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

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