Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50397

Compartilhe esta página

Título: Estudo exploratório sobre a gestão estratégica de seis hotéis e resorts do Nordeste brasileiro
Autor(es): ROSELLI, Maria Vitoria Peixoto
Palavras-chave: Gestão estratégica; Turismo hoteleiro no Nordeste brasileiro; Gestão de Pessoas; Estratégia empresarial; Cultura organizacional
Data do documento: 27-Abr-2023
Citação: ROSELLI, Maria Vitória Peixoto. Estudo exploratório sobre a gestão estratégica de seis hotéis e resorts do Nordeste brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Cada vez mais, empresas de diversos setores investem em sua gestão estratégica, e isso não seria diferente no setor hoteleiro, principalmente em uma região que possui destaque nesse ramo de atuação, como o Nordeste do Brasil. Assim, os hotéis e resorts vêm crescendo bastante ao longo dos anos, conseguindo ter margens altas de lucro e maior relevância no mercado. Entretanto, em 2020 esse setor foi bastante prejudicado pela pandemia Covid-19, em que as empresas precisaram paralisar totalmente as suas operações por meses, voltando aos poucos, e regularizando-se depois de dois a três anos, no final de 2022. Isso fez com que muitas organizações do ramo entrassem em declínio ou reestruturassem a sua estratégia, modificando processos, referenciais estratégicos e a gestão de seus colaboradores. Neste contexto, a pesquisa realizada neste trabalho tem o intuito de fazer um estudo exploratório sobre como está atualmente o gerenciamento estratégico dos hotéis e resorts da região do Nordeste. Logo, foram realizados múltiplos estudos de caso sobre a gestão estratégica de empresas hoteleiras dos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, por meio de entrevistas com os diretores dos negócios e a aplicação de um questionário aos seus gerentes. Também, foram mapeadas algumas ferramentas, metodologias e modelos de gestão mais usados por essas empresas, assim como a forma em que realizam as análises necessárias e tomam as decisões estratégicas do negócio. Por fim, foi analisado quais são as maiores dificuldades para a concretização do planejamento estratégico pelo ramo, podendo-se criar hipóteses sobre o tema e gerar insights para melhorar a gestão a partir dessas análises. Portanto, a realização desta pesquisa evidenciou que ainda são poucos os empreendimentos hoteleiros que investem em sua gestão estratégica, e que a minoria possui alguma ferramenta, metodologia ou modelo voltado a gestão interna de seus indicadores, metas, e desempenho dos funcionários. Além disso, apesar de estarem na mesma região e serem do mesmo setor, os empreendimentos relataram diferentes formas de gerenciar sua operação quanto aos seus indicadores estratégicos. Ademais, a maioria dos hotéis e resorts relataram uma relação muito aberta e amigável entre os players da região, demonstrando que há uma troca de informações com frequência, e também que as principais dificuldades na implementação da sua estratégia eram relacionadas a problemas na gestão de seus colaboradores e cultura organizacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50397
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCMariaVitoriaRoselli.pdf827,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons