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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50392

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Título: Eficiência das universidades públicas brasileiras : avaliação da graduação e pós-graduação sob a ótica de um modelo em redes com recursos compartilhados
Autor(es): SILVA, Felipe Alves Mendes da
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Network data envelopment analysis (NDEA); Eficiência; Ensino superior; universidades brasileiras
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Felipe Alves Mendes da. Eficiência das universidades públicas brasileiras: avaliação da graduação e pós-graduação sob a ótica de um modelo em redes com recursos compartilhados. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As avaliações no segmento educacional apresentam-se como um desafio devido aos inúmeros critérios a serem considerados. Desse modo, o presente trabalho propõe uma nova abordagem para avaliar as instituições de ensino superior brasileiras por meio de um modelo DEA em redes (Network DEA - NDEA). O modelo proposto contempla dois estágios em paralelo e visa avaliar as atividades de graduação e pós-graduação considerando o compartilhamento de recursos entre essas atividades e variáveis indesejáveis. A modelagem NDEA possibilita representar de forma adequada o ensino superior brasileiro, uma vez que essas atividades se desenvolvem de forma paralela. Uma amostra com 81 universidades públicas foi utilizada para ilustrar o método e os dados correspondem ao ano de 2020. Os resultados indicam que os índices de eficiência da pós- graduação são superiores aos da graduação, demostrando ao governo que a graduação deve ser o foco no desenvolvimento de estratégias de melhoria do ensino superior. Os resultados do modelo NDEA foram comparados com o modelo CCR, o que permitiu verificar um maior poder de discriminação por parte do primeiro modelo. Foi realizada uma análise de sensibilidade do modelo e não se observou grandes variações nos scores de eficiência, constatando a sua robustez. A abordagem proposta fornece novos insights sobre o ensino superior brasileiro e por meio da decomposição de eficiência o tomador de decisão é capaz de identificar a estrutura acadêmica menos eficiente, facilitando o desenvolvimento de estratégias de melhoria para cada universidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50392
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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