Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50386
Comparte esta pagina
Título : | O uso de jogo didático para o ensino de físico-química: um olhar nos vieses lúdico e educativo. |
Autor : | CORREIA, Giselly Milena da Cunha |
Palabras clave : | Ensino-aprendizagem; Físico-química; Jogo didático; Termoquímica |
Fecha de publicación : | 5-may-2023 |
Citación : | CORREIA, Giselly Milena da Cunha. O uso de jogo didático para o ensino de físico-química: um olhar nos vieses lúdico e educativo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Química - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | Ao adentrar no ambiente escolar, é possível notar que na maioria das escolas e salas de aula os estudantes apresentam dificuldades quanto à aprendizagem de disciplinas da área de ciência da natureza, como a Química. Com isso, o presente trabalho traz um jogo didático como uma ferramenta colaborativa, a fim de propiciar um maior interesse pela disciplina e elevar o conhecimento da área da Físico-Química. Com o objetivo de analisar as contribuições da vivência do Jogo didático “TermoWay”, organizado segundo o Percurso Metodológico Lúdico (PML), pode favorecer a aprendizagem de conceitos relacionados à Termoquímica. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Pública Estadual, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com a participação de 33 (trinta e três) estudantes, com faixa etária entre 15 e 18 anos de idade. É considerada de caráter qualitativo e a coleta de dados ocorreu em diferentes momentos, organizados a partir do PML. Dessa forma, os alunos puderam participar em diferentes momentos, sejam eles de maneira coletiva, com a participação do jogo didático e debates, ou individual, respondendo ao questionário. A pesquisa foi realizada em dois encontros. No encontro um, foram realizadas as duas primeiras etapas do PML: Etapa 1 - Antevisão e a Etapa 2 - Preparação. No segundo encontro, foram realizadas as últimas três etapas: Etapa 3 - Intervenção Lúdica, Etapa 4 - Referendo e por fim, a Etapa 5 - Reconstrução conceitual. Após a vivência de todas as etapas do PML, é perceptível que o uso deste recurso didático-pedagógico organizado segundo o PML, possibilitou momentos de reflexão, importante para a construção do conhecimento por parte dos estudantes, além da assimilação de conhecimentos adquiridos anteriormente com novos, instigando-os a aprender prazerosamente, distanciando-se do ensino tradicional. Assim, é perceptível a importância da diversificação de atividades para o aprimoramento do ensino-aprendizagem. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50386 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Giselly Milena da Cunha Correia.pdf | 14,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons