Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50380

Compartilhe esta página

Título: Aplicação de modelo para avaliação da produtividade de operadores em uma indústria siderúrgica com ilimitados SKUS
Autor(es): NERI, Rafael Nascimento
Palavras-chave: Industria Siderurgica; PERT; Avaliação de Produtividade; SKUs
Data do documento: 27-Abr-2023
Citação: NERI, Rafael Nascimento. Aplicação de modelo para avaliação da produtividade de operadores em uma indústria siderúrgica com ilimitados skus. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A indústria siderúrgica no Brasil tem apresentado um alto crescimento devido ao crescimento, em paralelo, de outros setores do mercado, tais como, o da construção civil e do ramo eólico. Dessa forma, garantir a competitividade do setor em tempos de crescimento econômico, faz da produtividade da operação, a chave para o sucesso do negócio. Existem diversas maneiras de se garantir a produtividade do negócio, mas para aplica-las de maneira eficaz, é necessário entender o sistema produtivo como um todo e mapear as possíveis oportunidades de melhoria. Para isso, a avaliação de desempenho atua de maneira estratégica para a obtenção de insights e reconhecimento de gaps no processo. Porém, existem cenários onde a função produção é bastante complexa de se padronizar uma a avaliação de desempenho, tal como é o apresentado neste trabalho, onde a indústria analisada é produtora de vergalhões de aço cortados e dobrados, podendo ser descrita como um cenário de ilimitados SKUs. Portanto, neste trabalho, propõe-se a aplicação de um modelo de avaliação da produtividade desse cenário, utilizando a técnica PERT para estimação de tempos de operação e obtenção de distribuições de probabilidade que representem o tempo total de produção. A utilização da técnica PERT se mostrou como uma sofisticação do modelo de avaliação desenvolvido por Oliveira (2022) e apresentou resultados promissores em relação a sua aplicação e obtenção de resultados de maneira mais simplificada e o método de avaliação de desempenho se mostrou promissor na classificação do desempenho dos colaboradores no desenvolvimento de atividades secundárias à produção, aumentando a assertividade da aplicação de melhorias no processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50380
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Rafael Nascimento Neri Versão Final.pdf779,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons