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dc.contributor.advisorNEPOMUCENO, Thyago Celso Cavalcante-
dc.contributor.authorCAVALCANTE, Thiago Henrique de Sales-
dc.date.accessioned2023-05-19T13:48:32Z-
dc.date.available2023-05-19T13:48:32Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.date.submitted2023-05-10-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Thiago Henrique de Sales. Aplicação de teoria das filas e ferramentas de gestão de qualidade no processo de expedição de um centro de distribuição de acumuladores de energia. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Engenharia de produção - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50368-
dc.description.abstractCom as constantes mudanças no setor logístico, especialmente no que diz respeito à expedição e atendimento ao cliente, é imprescindível investir em aperfeiçoamento e qualidade para garantir eficácia e redução de custos, bem como aumento da satisfação dos colaboradores envolvidos. Nesse sentido, ferramentas que possam auxiliar no processo se tornam indispensáveis. Este estudo utilizou medidas de desempenho do sistema com base na Teoria das Filas para analisar a eficiência do atendimento em um centro de distribuição, além da aplicação de ferramentas de Gestão da Qualidade, como o Gráfico de Pareto, o Diagrama de Ishikawa e o Plano de Ação 5W2H, a fim de mensurar e elaborar um plano de ações para as falhas no processo de expedição de cargas, que estavam ocasionando atrasos e insatisfação dos clientes. A aplicação dessas ferramentas permitiu a identificação dos problemas e a elaboração de um plano de ação eficiente para melhorar todo o processo de atendimento oferecido pela empresa.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectTeoria das filaspt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.titleAplicação de teoria das filas e ferramentas de gestão de qualidade no processo de expedição de um centro de distribuição de acumuladores de energia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5849109418341814pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4815452948320665pt_BR
dc.description.abstractxWith the constant changes in the logistics sector, especially regarding shipment and customer service, it is essential to invest in improvement and quality to ensure effectiveness and cost reduction, as well as increased employee satisfaction. In this sense, tools that can assist in the process become indispensable. This study used system’s performance measures based on Queueing Theory to analyse the efficiency of service in a distribution centre, and the application of Quality Management tools such as the Pareto Chart, Ishikawa Diagram, and 5W2H Action Plan, in order to measure and develop an action plan for failures in the cargo shipping process causing delays and customer dissatisfaction. The application of these tools allowed the identification of problems and the development of an efficient action plan to improve the entire service process offered by the company.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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