Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5034
Título: Efeito bioestimulante do laser de baixa intensidade em células embrionárias de molusco Biomphalaria glabrata
Autor(es): Poli de Arruda, Gilmar
Palavras-chave: Biofísica;Laser na medicina
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Poli de Arruda, Gilmar; Fernandes Amâncio, Francisco. Efeito bioestimulante do laser de baixa intensidade em células embrionárias de molusco Biomphalaria glabrata. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biofísica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: O laser de baixa intensidade encontra larga aplicabilidade clínica em medicina. Os efeitos terapêuticos esperados e referidos na literatura especializada abrangem eliminação de processos dolorosos, estimulação de crescimento celular dentre outros. Muitos e novos tipos de equipamentos são disponibilizados no comércio com diferentes potências e densidades energéticas. Neste trabalho nos propusemos a avaliar o efeito do L B I sobre embriões de moluscos Biomphalaria glabrata considerando as variáveis físicas de intensidade e densidade energética. O uso do Laser de arseniato de alumínio e gálio com comprimento de onda de 684nm nas potenciais 15, 30 e 50 mW e densidades energéticas de 3 e 6 Joules, permitiu observar experimentalmente resultados sugestivos da existência de forte correlação entre potência densidade energética e bioestimulação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5034
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Biofísica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4440_1.pdf440,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.