Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50334

Comparte esta pagina

Título : A pré-história do Brasil no ensino médio : uma proposta de ensino a partir da educação patrimonial
Autor : SOBRAL, Francisco José Almeida
Palabras clave : Ensino de história; Pré-história - Brasil; Arqueologia e história; Agreste (Pernambuco); Educação patrimonial
Fecha de publicación : 24-feb-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOBRAL, Francisco José Almeida. A pré-história do Brasil no ensino médio: uma proposta de ensino a partir da educação patrimonial. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O Ensino da Pré-História do Brasil é um tema historicamente ausente no currículo da Educação Básica, sobretudo no Ensino Médio e nas licenciaturas de História. Nossa pesquisa procura entender o que promove esse desinteresse pelos primórdios da história do país analisando essa negligência nos livros didáticos de História para a 1a série do Ensino Médio adotados na região Agreste Central de Pernambuco. Consultamos essas obras didáticas através dos PNLD’s 2018 e 2021 verificando sua pertinência temática ou apagamento antes e depois da nova BNCC. Para entender melhor esse paradigma enfatizamos o início das pesquisas arqueológicas no território brasileiro destacando os resultados obtidos na Região Nordeste. Região de relevância para compreensão sobre os primeiros brasileiros reunindo o maior número de sítios arqueológicos no país e com vários patrimônios arqueológicos na região Agreste Central de Pernambuco. Uma das áreas geográficas mais importantes para compreensão e estudo da Pré-História de nosso país, principalmente os sítios arqueológicos com registros rupestres por não figurarem em nenhum livro didático de História para o Ensino Médio. Incluímos na pesquisa esses bens culturais no Agreste Pernambucano pensando em ações da Educação Patrimonial com proposições didáticas para o Ensino Médio. Portanto, reunimos os conhecimentos da Arqueologia e da História, as duas áreas de estudos que melhor discutem os registros materiais dos povos pré-coloniais do século XVI problematizando-os com os achados de cultura material encontrados no Agreste Pernambucano. Entendemos que com a publicização, divulgação e indicação dos patrimônios arqueológicos na região Agreste de Pernambuco no ensino da Educação Básica serão fomentados novas informações e conhecimentos a partir das aulas da Pré-História do Brasil. Concluímos a pesquisa com a elaboração do material Ensino da História dos Povos Originários a partir do Patrimônio Arqueológico da região Agreste de Pernambuco, reunindo sugestões leituras, documentos audiovisuais e atividades didáticas para o Ensino Médio a partir de sítios arqueológicos e museus na região pesquisada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50334
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Francisco José Almeida Sobral.pdf23,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons