Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50309
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Aurenéa Maria de | - |
dc.contributor.author | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-17T16:57:09Z | - |
dc.date.available | 2023-05-17T16:57:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
dc.identifier.citation | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Constituição identitária do curso de Ciências das Religiões da UFPB: entre a laicização e a confessionalidade. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50309 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa destacou o curso de licenciatura em Ciências das Religiões (CR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a constituição laica do Ensino Religioso (ER), a partir de uma investigação dos discursos de professores e alunos egressos desta licenciatura, bem como, do seu Projeto Político Pedagógico. Escolhemos a Universidade Federal da Paraíba por esta ser uma instituição pública, portanto sem vínculos confessionais. Nossa intenção foi a de identificar as ideologias que se encontram atuantes ao que os sujeitos entrevistados e o Projeto Político Pedagógico do curso consideram importantes para a preservação da laicidade no contexto educacional atual e compreender como acontece a dinâmica dessa formação identitária de professores na perspectiva de ressignificar o Ensino Religioso nas escolas numa perspectiva não proselitista. Para isso, fizemos uso da Teoria do Discurso (TD) elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e da metodologia da Análise de Discurso Francesa (AD) em Eni Orlandi e Michel Pêcheux. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Ciência e religião | pt_BR |
dc.title | Constituição identitária do curso de Ciências das Religiões da UFPB : entre a laicização e a confessionalidade | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8610442220256282 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research highlighted the undergraduate degree in Religious Science at the Federal University of Paraíba (UFPB) for the secular constitution of Religious Education, based on an investigation of the speeches of professors and students who graduated from this degree, as well as its Pedagogical Political Project. We chose Federal University of Paraíba because it is a public institution, therefore without religious ties. Our intention was to identify the ideologies that are active in what the interviewed subjects and the pedagogical political project of the undergraduate degree consider important for the preservation of secularism in the current educational context and to understand how the dynamics of this identity formation of teachers happensin the perspective of re-signifying teaching religion in schools from a non-proselytizing perspective. For this, we used the Discourse Theory developed by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe and the methodology of French Discourse Analysis based on Eni Orlandi and Michel Pêcheux. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons