Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50284

Compartilhe esta página

Título: Estudo molecular de mecanismos enzimáticos de resistência aos antimicrobianos betalactâmicos e relação clonal de isolados clinicos de enterobacterales provenientes de colonização e de infecção em pacientes com e sem covid-19 em um hospital público de Recife-PE
Autor(es): MARTINS, Lamartine Rodrigues
Palavras-chave: Celulas clonais; Covid-19; Hospital; Genes MDR; Blandm
Data do documento: 24-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARTINS, Lamartine Rodriges. Estudo molecular de mecanismos enzimáticos de resistência aos antimicrobianos betalactâmicos e relação clonal de isolados clinicos de enterobacterales provenientes de colonização e de infecção em pacientes com e sem covid-19 em um hospital público de Recife-PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A pandemia do SARS-CoV-2 trouxe consigo várias problemáticas relacionadas a internação de pacientes em hospitais, pois muitos pacientes são colonizados e desenvolvem coinfecções por bactérias gram-negativas, que podem ou não estar relacionadas a cepas clonais. Este estudo investigou a presença dos principais genes e enzimas de resistência aos antibióticos betalactâmicos, bem como a relação clonal entre os isolados clínicos da ordem Enterobacterales, obtidos de pacientes com e sem covid-19 em um hospital no nordeste brasileiro, entre 2021 e 2022. Foram analisados 45 isolados clínicos resistentes aos carbapenêmicos. O DNA dos isolados foi extraído e submetido a PCR e sequenciamento de amplicons (blaNDM). Dentre os isolados clínicos as espécies mais frequentemente isoladas foram Klebsiella pneumoniae, Serratia marcescens e Proteus mirabilis. Ocorreu a detecção de blaNDM (46,66%), blaKPC (35,55%) e a copresença de blaKPC e blaNDM (17.79%). A tipagem pela ERIC-PCR mostrou disseminação multiclonal e alta variabilidade genética nos isolados. O principal gene de resistência detectado foi o blaNDM, com presença de variantes dos blaNDM-5 e blaNDM-7, sendo o primeiro relato de blaNDM-5, em cepas de P. mirabilis e do complexo E. cloacae nas Américas e fora da Ásia respectivamente. Portanto, nesse estudo foram descritas várias espécies de Enterobacterales, resistentes aos carbapenêmicos, colonizando e como agentes de infecções em pacientes com ou sem covid-19, predominando a K. pneumoniae. Destaca-se que houve mais detecções de blaNDM em relação ao blaKPC, o que mostra um aumento da disseminação e de mutações do gene blaNDM em Enterobacterales em Recife-PE, Brasil, como também novas variantes desse gene, nunca detectadas no continente americano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50284
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Medicina Tropical

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lamartine Rodrigues Martins.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons