Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50239
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jean Paulino da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T12:51:33Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T12:51:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50239 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou encontrar evidencias por meio de uma pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa dos anais do evento ENEBIO de 2016 e 2018 que mostrem o uso da música como ferramenta pedagógica de extremo valor no ensino de ciências e da biologia, bem como procurar os assuntos mais usados nessa ferramenta pedagógica e os meios pelos quais a música é usada, seja em sua totalidade, como criação de parodias ou em análise de letras de musicas já conhecidas e na criação de músicas próprias. Foi observado um aumento crescente e considerável no número de trabalhos usando música do ENEBIO 2016 para o ENEBIO 2018, mostrando que embora ainda pouco usada, a música consegue sim, de maneira mais significativa e eficaz, ensinar os conteúdos de Ciências e de Biologia em todo o seu âmbito, diferenciando a aprendizagem e construindo conhecimentos e valores mais difíceis de esquecer. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Música - Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | O uso da música no ensino de ciências e biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work sought to find evidence through a bibliographic search allied to the research of the annals of the ENEBIO event of 2016 and 2018 that show the use of music as an extremely valuable pedagogical tool in science and biology teaching, as well as looking for the most used subjects in this pedagogical tool and the means by which music is used, either in its entirety, as the creation of parodies or in the analysis of lyrics of songs already known and in the creation of own songs. There was a growing and considerable increase in the number of works using music from ENEBIO 2016 to ENEBIO 2018, showing that although still little used, music does manage to teach science and biology contents throughout the world in a more meaningful and effective way. its scope, differentiating learning and building knowledge and values that are more difficult to forget | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Jean Paulino da.pdf | 810,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons