Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50239

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSILVA, Jean Paulino da-
dc.date.accessioned2023-05-16T12:51:33Z-
dc.date.available2023-05-16T12:51:33Z-
dc.date.issued2021-04-23-
dc.date.submitted2023-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50239-
dc.description.abstractEste trabalho buscou encontrar evidencias por meio de uma pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa dos anais do evento ENEBIO de 2016 e 2018 que mostrem o uso da música como ferramenta pedagógica de extremo valor no ensino de ciências e da biologia, bem como procurar os assuntos mais usados nessa ferramenta pedagógica e os meios pelos quais a música é usada, seja em sua totalidade, como criação de parodias ou em análise de letras de musicas já conhecidas e na criação de músicas próprias. Foi observado um aumento crescente e considerável no número de trabalhos usando música do ENEBIO 2016 para o ENEBIO 2018, mostrando que embora ainda pouco usada, a música consegue sim, de maneira mais significativa e eficaz, ensinar os conteúdos de Ciências e de Biologia em todo o seu âmbito, diferenciando a aprendizagem e construindo conhecimentos e valores mais difíceis de esquecer.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMúsica - Recurso didáticopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleO uso da música no ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxThis work sought to find evidence through a bibliographic search allied to the research of the annals of the ENEBIO event of 2016 and 2018 that show the use of music as an extremely valuable pedagogical tool in science and biology teaching, as well as looking for the most used subjects in this pedagogical tool and the means by which music is used, either in its entirety, as the creation of parodies or in the analysis of lyrics of songs already known and in the creation of own songs. There was a growing and considerable increase in the number of works using music from ENEBIO 2016 to ENEBIO 2018, showing that although still little used, music does manage to teach science and biology contents throughout the world in a more meaningful and effective way. its scope, differentiating learning and building knowledge and values that are more difficult to forgetpt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Jean Paulino da.pdf810,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons