Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50231

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSANTANA, Jaqueline Inez de-
dc.date.accessioned2023-05-16T12:49:44Z-
dc.date.available2023-05-16T12:49:44Z-
dc.date.issued2021-04-23-
dc.date.submitted2023-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50231-
dc.description.abstractApesar de a síntese proteica ser um conteúdo essencial para o entendimento de outros temas da Biologia, alguns professores ainda encontram dificuldades ao trabalhar esse conteúdo em sala de aula, uma vez que envolve conceitos e processos microscópicos, submicroscópicos e moleculares, e muitas vezes as escolas não dispõe de recursos didáticos que possam atenuar essa situação. Por isso é importante que o professor busque recursos de apoio didático de baixo custo e acessíveis para abordar esse conteúdo em sala de aula, tais como: modelos didáticos, jogos, vídeos e/ou videoaulas. Atualmente, devido ao desenvolvimento tecnológico e ao fácil acesso à internet, as multimídias se apresentam como recursos relevantes, podendo ser utilizadas em sala de aula para diminuir a abstração de determinados conteúdos, tornando assim, a aprendizagem mais significativa. Vale ressaltar que é importante que o docente analise previamente esses recursos com fins didáticos a fim de observar suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar videoaulas sobre síntese de proteínas, disponíveis no YouTube, a partir das perspectivas da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A TCAM propõe princípios que podem ser utilizados para construir e analisar materiais instrucionais multimídias visando minimizar a presença de objetos estranhos e equívocos conceituais no conteúdo, levando em consideração o cognitivo do aluno. Nessa perspectiva, a pesquisa analisou de forma qualitativa as nove videoaulas mais visualizadas sobre síntese de proteínas disponíveis no YouTube de acordo com os princípios da TCAM, as mesmas estavam em língua portuguesa e possuíam no máximo dez minutos. Após a análise, observou-se que desvios nos princípios da coerência, do pré-treinamento e da imagem foram os mais recorrentes nas videoaulas, presentes em sete das nove analisadas. Além disso, também houve desvios quanto aos princípios de sinalização, segmentação e redundância. Por fim, nenhuma videoaula se mostrou satisfatória em relação a todos os princípios da TCAM levados em consideração durante a análise. Dessa forma, fica claro a importância de planejar bem a construção desses recursos didáticos e de avaliá-los antes de usá-los em sala de aula ou de indicá-los para os estudantes, evitando assim a presença de obstáculos no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFenômenos Fisiológicos Celularespt_BR
dc.subjectEnsino por Vídeopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleAnálise de videoaulas sobre síntese proteica através da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOUZA, Talita Giselly dos Santos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxAlthough protein synthesis is an essential topic for the understanding of other subjects in the field of biology, some teachers still find it difficult to teach it in the classroom since it involves microscopic, submicroscopic, and molecular processes, and schools often do not have access to didactic resources that can facilitate the comprehension of the discussed material. That is why the teacher must seek low-cost and accessible didactic resources that aid in the approach of this topic in the classroom, such as didactic models, games, videos, and/or video lessons. Currently, due to technological advancement and easy internet access, multimedia presents itself as an important resource, which can be utilized in the classroom to reduce the abstraction of certain topics, thus making the learning process more meaningful. Still, the teacher must perform a prior analysis of these didactic resources to observe their potentialities in the teaching-learning process. Therefore, this study aims to analyze video lessons on protein synthesis available on YouTube from the perspectives of the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML). The CTML proposes principles that can be used to develop and analyze instructional multimedia to minimize the presence of strange artifacts and misconceptions in the content, taking into account the student's cognition. The study performed a qualitative analysis per the CTML principles on the nine most viewed video lessons on protein synthesis available on Youtube, which were all in Portuguese and had a maximum duration time of ten minutes. After the analysis, it was observed that deviations in the principles of coherence, pretraining, and image were the most recurrent in the video lessons, present in seven of the nine analyzed. Besides, there were also deviations in the signaling, segmenting, and redundancy principles. Ultimately, no video lesson proved satisfactory concerning all the principles taken into account during the analysis. Consequently, it is clear the importance of thoughtfully planning the development of these didactic resources and evaluating them before using them in the classroom or referring them to students, thus avoiding obstacles in the learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santana, Jaqueline Inez de.pdf656,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons