Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50223
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos | - |
dc.contributor.author | MELO, Elisabeth Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T12:16:31Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T12:16:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Elisabeth Maria de. Rodas de conversas literárias na Educação de Jovens e Adultos (EJA): diálogos com a obra “Os cem menores contos brasileiros do século”. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50223 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo a análise de como os(as) estudantes da turma da EJA (Módulo VC) participaram das Rodas de Conversas Literárias com os minicontos da antologia intitulada Os cem menores contos brasileiros do século, organizado por Marcelino Freire, com destaque para quais vozes sociais emergiram nessas conversas e nas suas próprias experiências. Do ponto de vista epistemológico, a investigação foi desenvolvida em diálogo com três perspectivas que tratam sobre a Educação Dialógica Freireana (FREIRE, 1967, 1989,1996, 2005), os Novos Estudos do Letramento (BARTON e HAMILTON, 2004; GEE, 1990; STREET, 2014) e a Educação Literária (BAJOUR, 2006, 2012; COLOMER, 2007; CANDIDO, 2011; DALVI, 2018; PETIT, 2009; YUNES, 2021; MACEDO, 2021). Do enfoque metodológico, utilizamos a pesquisa-ação, baseando-se na perspectiva didática e pedagógica dos processos interativos das Rodas de Conversas propostos por Bajour et al. (2006). Realizamos a intervenção (com gravações e fotografias) nas seguintes etapas: (i) seis Rodas de Conversas Literárias com minicontos; (ii) diálogos e reflexões com os minicontos; (iii) narrativas de vida pelos alunos; (iv) a prática da escuta; (v) troca de experiências; (vi) análise dos elementos coletados, (vii) avaliação. Para uma análise mais detalhada, focalizamos três minicontos: Mas o Rio Continua Lindo (autoria de Antônio Torres); Confissão (de Lygia Fagundes Telles) e Primeiro Grande Amor (de Reynaldo Damazio), que foram dialogados em três Rodas de Conversas Literárias diferentes. Como resultados da investigação, notamos que os(as) seis estudantes que participaram das Rodas foram donos(as) de suas próprias vozes, tiveram a liberdade de ser e de ler com a própria vida, fizeram relações intertextuais, entrelaçaram narrativas, teceram (singularmente e coletivamente) os sentidos propostos pelos textos; desencadearam uma perspectiva crítica do ambiente social, ressignificaram sentidos, se emocionaram, experienciaram vivencias alheias e imaginaram outras possibilidades para o texto literário. As Rodas de Conversas Literárias revelaram as grandes potencialidades dos(as) estudantes, a partir do momento em que tiveram vez e voz para exporem suas ideias, reflexões e críticas. Nesse processo dialógico, os(as) discentes tiveram um olhar mais atento para si e para o outro, ecoaram vozes por melhores condições de vida para si e para o outro e alargaram suas compreensões de mundo. Esse princípio da participação, com o texto literário, resultou na prática de uma Educação Literária dialógica e libertadora, permitindo que os (as) alunos (as) também construíssem as trilhas da sua própria aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Educação literária | pt_BR |
dc.subject | Minicontos | pt_BR |
dc.subject | Novos estudos do letramento | pt_BR |
dc.subject | Rodas de conversas | pt_BR |
dc.title | Rodas de conversas literárias na Educação de Jovens e Adultos (EJA) : diálogos com a obra “Os cem menores contos brasileiros do século” | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3650276882156733 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research it aims the analysis of how the students of the EJA class (Module VC) participated in the Literary Conversations Circles with the mini tales from the anthology entitled “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” organized by Marcelino Freire, highlighting which social voices emerged in these conversations and their own experiences. From an epistemological point of view, the investigation was developed in dialogue with three perspectives that deal with Freirean Dialogical Education (FREIRE, 1967, 1989, 1996, 2005), New Literacy Studies (BARTON and HAMILTON, 2004; GEE, 1990; STREET, 2014) and Literary Education (BAJOUR, 2006, 2012; COLOMER, 2007; CANDIDO, 2011; DALVI, 2018; PETIT, 2009; YUNES, 2021; MACEDO, 2021). From the methodological approach, we worked with action research, based on the didactic and interactive processes pedagogical perspective of the Conversation Circles proposed by Bajour et al. (2006). We carried out the intervention (with recordings and photographs) in the following steps: (i) six literary conversations circles with mini tales; (ii) dialogues and reflections with the mini tales; (iii) life narratives by students; (iv) the listening practice; (v) exchange of experiences; (vi) collected elements analysis, (vii) evaluation. For a more detailed analysis, we focused on three mini tales: Mas o Rio Continua Lindo (authored by Antônio Torres); Confissão (by Lygia Fagundes Telles) and Primeiro Grande Amor (by Reynaldo Damazio), that were discussed in three different Literary Conversations. As an investigation result, we noticed that the six students who participated in these Circles owned their own voices, had the freedom to be and read with their own lives, made intertextual relationships, intertwined narratives, wove (uniquely and collectively) the meanings proposed by the texts; they triggered a social environment critical perspective, resignified senses, got emotional, experienced other people's experiences and imagined other possibilities for the literary text. The Literary Conversations Circles revealed the great potential of the students, from the moment they had time and voice to expose their ideas, reflections and criticisms. Into this dialogical process, the students had a closer look at themselves and the other, echoed voices for better living conditions for themselves and the other and broadened their world understanding. This participation principle, with the literary text, resulted in the practice of a dialogic and liberating Literary Education, allowing the students to also build their own learning trails. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Elisabeth Maria de Melo.pdf | 4,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons