Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50149

Compartilhe esta página

Título: A Zoologia nos Livros Didáticos do Ensino Básico: Uma Revisão Bibliográfica
Autor(es): BATISTA, Ana Bezerra da Silva
Palavras-chave: zoologia; Livros didáticos; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Filo
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: BATISTA, Ana Bezerra da Silva. A Zoologia nos Livros Didáticos do Ensino Básico: Uma Revisão Bibliográfica. 2023. 74 f. TCC (Curso de Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O livro didático é um recurso indispensável para as escolas e como o livro ainda é uma das principais ferramentas utilizadas pelo professor em sala de aula e em muitos casos o único recurso mais acessível para os alunos, ele necessita ser entregue às escolas muito bem trabalhado e sem erros, porém ainda não é uma realidade. Diante disso, objetiva-se neste estudo descrever como a Zoologia vem sendo abordada nos livros didáticos de Ciências da Natureza e Biologia a partir da análise de trabalhos que avaliaram o conteúdo da zoologia nos LD nos últimos 20 anos. Realizou-se então, uma perspectiva qualitativa, como uma pesquisa bibliográfica de literatura a fim de buscar identificar trabalhos publicados relacionados à Zoologia nos livros didáticos nos últimos vinte anos. Para ampliar a consulta foram investigados os trabalhos publicados em eventos científicos. A análise do trabalho foi elaborada em função das seguintes categorias: apresentação dos grupos taxonômicos, coerência textual e distribuição dos conteúdos, qualidade científica do conteúdo textual, recursos visuais, problemas encontrados e atividades práticas e exercícios. Esta pesquisa teve quarenta e quatro registros de trabalhos publicados. Nossos resultados mostram que quanto ao ensino, livros de Biologia (n=24), livros de Ciências (n=15) e tanto do ensino de Ciência quanto do ensino de Biologia (n=05). Dos noves filos abordados na educação básica, foram registrados trabalhos em sete, sendo o filo Arthropoda o com mais trabalhos publicados. Apenas os Echinodermata e Annelida não tiveram estudos publicados. Dentre os trabalhos encontrados, alguns realizaram um recorte do filo fazendo uma análise mais específica a nível de subfilo ou classe, em um outro recorte apresentado pelos trabalhos que abordava alguns outros assuntos relacionados à Zoologia. Em linhas gerais, esse estudo demonstrou lacunas nas informações nos livros didáticos de Zoologia analisados no período de vinte anos, alguns equívocos conceituais, erros taxonômicos, falhas nas atividades, muitas ilustrações eram pequenas e sem a escala de tamanho, fragmentações no conteúdo. Estes erros demonstram que o livro didático não deve ser o único material utilizado em sala de aula pelos professores de ensino de Ciências da Natureza e Biologia, se faz necessário usar também outras fontes de consulta como, atividades complementares e paradidáticos se faz necessária para auxiliar no processo de escassez ou limitações da abordagem da Zoologia nos livros, a fim de tornar uma importante estratégia de complementação de conteúdo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50149
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Bezerra da silva Batista.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons