Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50149
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.author | BATISTA, Ana Bezerra da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T22:58:03Z | - |
dc.date.available | 2023-05-12T22:58:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-12 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Ana Bezerra da Silva. A Zoologia nos Livros Didáticos do Ensino Básico: Uma Revisão Bibliográfica. 2023. 74 f. TCC (Curso de Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50149 | - |
dc.description.abstract | O livro didático é um recurso indispensável para as escolas e como o livro ainda é uma das principais ferramentas utilizadas pelo professor em sala de aula e em muitos casos o único recurso mais acessível para os alunos, ele necessita ser entregue às escolas muito bem trabalhado e sem erros, porém ainda não é uma realidade. Diante disso, objetiva-se neste estudo descrever como a Zoologia vem sendo abordada nos livros didáticos de Ciências da Natureza e Biologia a partir da análise de trabalhos que avaliaram o conteúdo da zoologia nos LD nos últimos 20 anos. Realizou-se então, uma perspectiva qualitativa, como uma pesquisa bibliográfica de literatura a fim de buscar identificar trabalhos publicados relacionados à Zoologia nos livros didáticos nos últimos vinte anos. Para ampliar a consulta foram investigados os trabalhos publicados em eventos científicos. A análise do trabalho foi elaborada em função das seguintes categorias: apresentação dos grupos taxonômicos, coerência textual e distribuição dos conteúdos, qualidade científica do conteúdo textual, recursos visuais, problemas encontrados e atividades práticas e exercícios. Esta pesquisa teve quarenta e quatro registros de trabalhos publicados. Nossos resultados mostram que quanto ao ensino, livros de Biologia (n=24), livros de Ciências (n=15) e tanto do ensino de Ciência quanto do ensino de Biologia (n=05). Dos noves filos abordados na educação básica, foram registrados trabalhos em sete, sendo o filo Arthropoda o com mais trabalhos publicados. Apenas os Echinodermata e Annelida não tiveram estudos publicados. Dentre os trabalhos encontrados, alguns realizaram um recorte do filo fazendo uma análise mais específica a nível de subfilo ou classe, em um outro recorte apresentado pelos trabalhos que abordava alguns outros assuntos relacionados à Zoologia. Em linhas gerais, esse estudo demonstrou lacunas nas informações nos livros didáticos de Zoologia analisados no período de vinte anos, alguns equívocos conceituais, erros taxonômicos, falhas nas atividades, muitas ilustrações eram pequenas e sem a escala de tamanho, fragmentações no conteúdo. Estes erros demonstram que o livro didático não deve ser o único material utilizado em sala de aula pelos professores de ensino de Ciências da Natureza e Biologia, se faz necessário usar também outras fontes de consulta como, atividades complementares e paradidáticos se faz necessária para auxiliar no processo de escassez ou limitações da abordagem da Zoologia nos livros, a fim de tornar uma importante estratégia de complementação de conteúdo. | pt_BR |
dc.format.extent | 74 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | zoologia | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Filo | pt_BR |
dc.title | A Zoologia nos Livros Didáticos do Ensino Básico: Uma Revisão Bibliográfica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The textbook is an indispensable resource for schools and as the book is still one of the main tools used by the teacher in the classroom and in many cases the only resource more accessible to students, it needs to be delivered to schools very well worked and without errors, but it is not yet a reality. Therefore, the objective of this study is to describe how Zoology has been approached in the textbooks of Natural Sciences and Biology from the analysis of works that evaluated the content of zoology in the LD in the last 20 years. A qualitative perspective was then carried out, such as a literature review with an in order to identify published works related to Zoology in textbooks in the last twenty years. To broaden the consultation, the works published in scientific events were investigated. The analysis of the work was elaborated according to the following categories: presentation of the taxonomic groups, textual coherence and distribution of the contents, scientific quality of the textual content, visual resources, problems encountered and practical activities and exercises. This research had forty-four records of published works. Our results show that regarding teaching, Biology books (n=24), Science books (n=15) and both Science and Biology teaching (n=05). Of the nine phyla addressed in basic education, seven studies were recorded, with the phylum Arthropoda being the one with the most published works. Only Echinodermata and Annelida have not had published studies. Among the works found, some performed a cut of the phylum making a more specific analysis at the level of subphylum or class, in another excerpt presented by the works that addressed some other subjects related to Zoology. In general, this study demonstrated gaps in the information in the Zoology textbooks analyzed in the period of twenty years, some conceptual misconceptions, taxonomic errors, flaws in the activities, many illustrations were small and without the size scale, fragmentations in the content. These errors demonstrate that the textbook should not be the only material used in the classroom by teachers of teaching of Natural Sciences and Biology, it is necessary to also use other sources of consultation such as complementary and paradidactic activities if necessary to assist in the process of scarcity or limitations of the approach of Zoology in books, in order to make it an important content complementation strategy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Bezerra da silva Batista.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons