Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50126

Compartilhe esta página

Título: As atualizações do cuidado em saúde mental durante a pandemia da COVID-19 por profissionais dos CAPS’s de Pernambuco
Autor(es): COSTA, Karolina Mirella Oliveira Pereira
Palavras-chave: Psicologia; Cuidados; Saúde mental; COVID-19; Pessoal da área de saúde mental; Feminismo
Data do documento: 25-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Karolina Mirella Oliveira Pereira. As atualizações do cuidado em saúde mental durante a pandemia da COVID-19 por profissionais dos CAPS’s de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta dissertação analisou as atualizações do cuidado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) durante diferentes fases da pandemia da COVID-19. A análise foi feita a partir do relato de profissionais mulheres que compuseram a equipe mínima do referido serviço em quatro cidades do estado de Pernambuco. O estudo parte de uma orientação epistemológica feminista decolonial e pós-estruturalista. Em consonância com as regras de distanciamento, produziu-se os dados sob o formato online. Aconteceu, primeiramente, um encontro individual e foi aplicado um questionário sociolaboral. Em seguida, foram realizadas três oficinas coletivas. Utilizaram-se, em todas as oficinas, os recursos artísticos a partir dos métodos do Teatro do Oprimido e da Dançaterapia. Para a análise, foram utilizadas as perspectivas metodológicas da Cartografia e da Análise Temática. Os encontros coletivos suscitaram debates conduzidos a partir dos sentidos construídos nas relações com/entre as interlocutoras. Dessa forma, as discussões dos dados foram agrupadas em dois eixos. O primeiro eixo explicitou como aconteceram as oficinas e mostrou como os recursos artísticos se tornaram ferramentas potentes para que as atualizações do cuidado, no campo digital, pudessem acontecer. O segundo eixo apreciou como as diferentes fases da pandemia foram determinantes para o funcionamento dos CAPS e para a produção do cuidado. Além disso, pôde-se observar uma série de fragilidades presentes nos serviços, que foram intensificados com a pandemia. No segundo eixo, também se discutiu como as atualizações do cuidado nos CAPS foram atravessadas por questões de território e gênero. Concluiu-se que para a efetivação da produção do cuidado em saúde mental, nesse contexto de emergência e crise, se fazia necessária uma negociação incessante entre as novas possibilidades de agir e as práticas já vigentes. Essa negociação contínua teria por base a corresponsabilização ético-política de cada profissional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50126
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Karolina Mirella Oliveira Pereira Costa.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons