Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5011
Título: Estudo da percepção dos princípios de governança aplicado ao setor público na gestão do Plano de Desenvolvimento da Educação Superior brasileira REUNI, na Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): Fernandes Anauso dos Santos, Andersson
Palavras-chave: Governança corporativa;Setor público;Grau de percepção
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Fernandes Anauso dos Santos, Andersson; Tullio de Castro Vasconcelos, Marco. Estudo da percepção dos princípios de governança aplicado ao setor público na gestão do Plano de Desenvolvimento da Educação Superior brasileira REUNI, na Universidade Federal de Pernambuco. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Este estudo objetivou a evidenciação dos princípios de Governança Corporativa aplicados ao setor público recomendados pelo estudo 13 do Public Sector Commitee (PSC) da Intenational Federation of Accountants. O método utilizado foi indutivo. Este estudo contemplou as seguintes tipologias de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa, bibliográfica, documental e estudo de caso. Tendo uma abordagem qualitativa na caracterização do tema abordado. Quantitativa na mensuração dos graus de percepção dos princípios, que apresentou um resultado de 81% de contribuição das recomendações dos princípios do estudo já citado. O teste de hipóteses utilizado foi quadrado objetivou-se a verificar se as discrepâncias entre as freqüências dos Graus de Contribuição comprometeriam o Grau de Percepção Geral. Este teste foi realizado no SPSS Statistical Package for the Social Sciences for Windows., versão 13.0. Foi aceita a hipótese nula diante do resultado. Na análise das principais execuções do REUni na UFPE destaca-se os 100% da execução orçamentária no valor de R$ 19.173.296,96. Por fim diante dos resultados alcançados fica perceptível a evidenciação da contribuição dos princípios de governança aplicados ao setor público recomendados pelo do estudo 13 do Public Sector Commitee (PSC), da (IFCA s) na execução da gestão dos recursos destinados ao Plano de Reestruturação e expansão das Universidades Federais (REUNI) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5011
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2600_1.pdf2,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.