Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50088
Compartilhe esta página
Título: | Teóricas: um podcast para entender as raízes da comunicação. |
Autor(es): | SANTOS, Rayanne Elisã da Silva |
Palavras-chave: | Mídias Sonoras; Teorias da Comunicação; Podcast; Divulgação Científica. |
Data do documento: | 25-Abr-2023 |
Citação: | SANTOS, Rayanne. Teóricas: Um podcast para entender as raízes da comunicação. 2023. Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | O principal objetivo deste projeto de graduação é apresentar o desenvolvimento de um podcast para ser utilizado como ferramenta de divulgação científica, propagando os estudos das teorias da comunicação para servir de apoio didático a estudantes e professores de cursos da área de Comunicação. A proposta de publicar os debates sobre teorias da comunicação em forma de podcast na internet veio após a leitura de textos como o de Kischinhevsky (2016), que aborda o conceito de rádio expandido, quando o rádio vai para além das ondas hertzianas, podendo ser captado em espaços virtuais e redes digitais por meio de equipamentos conectados à grande rede. Assim, abre espaço para o debate com cunho educacional. Contudo, para compreendermos a importância da divulgação dos estudos da área da comunicação, é necessário entendermos como surgiu o campo comunicacional. É importante, também, compreendermos o porquê de haver um debate em torno das teorias da comunicação. A proposta é, por meio desses debates, mostrar aos estudantes a importância do aprendizado desses estudos, que vão além das diferenças entre teoria e prática. A elaboração deste projeto foi construída sob a ótica da formação do campo, trazida por Luiz Claudio Martino (2006) e Ângela C. S. Marques e Luís Mauro Sá Martino (2015). Na discussão sobre a origem do campo comunicacional, a falta de consenso sobre uma nomenclatura para as disciplinas que ensinam “Teorias da Comunicação” ganha um peso maior quando percebemos que os assuntos abordados em cada programa de ensino são diferentes, problemática trazida por GOBBI et al (2017) e Luís Mauro Sá (2011b) e esse é um dos tópicos abordados pelo “Teóricas”, a falta de consenso no ensino das teorias. As teorias da comunicação existem a despeito de todo e qualquer obstáculo colocado à sua definição, como ressalta Luiz C. Martino (2007) e é pensando em “Teorias da Comunicação” como um processo de aprendizagem, algo em construção, que elas precisam ser pensadas, questionadas e, até mesmo, provocadas. É como defende Pedro Russi-Duarte (2010), a sala de aula é o espaço para isso. Para a execução deste projeto, foi utilizada a linguagem do podcast como ferramenta de apoio didático, seguindo a definição de Medeiros (2006), a partir do conceito do gênero Educacional. Também utilizamos o gênero radiofônico de divulgação científica e cultural, definido por Barbosa Filho (2003). O podcast “Teóricas” foi desenvolvido, de forma piloto para este TCC, a partir de dois episódios, intitulados: “Teorias Da Comunicação: O Que São? Como Nascem? E Quantas São?” e “A importância do ensino de Teorias nos cursos de Comunicação”. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50088 |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Comunicação Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rayanne Elisã da Silva Santos.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Ep 1 - Teorias Da Comunicação.mp3 | 61,22 MB | MP3 | Visualizar/Abrir | |
Ep 2 - A importância do ensino de Teorias nos cursos de Comunicação.mp3 | 75,25 MB | MP3 | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons