Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5008
Título: Influência do TiBA1 na morfologia e tamanho de fases A1FeSi na liga de alumínio AA8011
Autor(es): SILVA FILHO, Jonas
Palavras-chave: Refino microestrutural;Adição do TiBAl;Tamanho de fases AlFeSi
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Silva Filho, Jonas; Artur Sanguinetti Ferreira, Ricardo. Influência do TiBA1 na morfologia e tamanho de fases A1FeSi na liga de alumínio AA8011. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: O processo de fundição de produtos planos com espessuras de alguns milímetros, diretamente da solidificação, é internacionalmente denominado TRC (Twin-Roll Casting). É um método contínuo de manufatura de chapas solidificadas entre rolos horizontais sob carga de modelação. Apesar da alta taxa de solidificação, típica do TRC, as segregações são muito pronunciadas na superfície e no centro da chapa onde podem ocorrer desde leves até severas segregações, conhecidas por cls (centerline segregation). O objetivo deste trabalho é verificar a influência do refinador de grão no comportamento das fases AlFeSi segregadas no plano central da chapa, quanto a morfologia e tamanho. A liga de alumínio AA 8011 produzida por Twin-Roll Casting foi estudada a partir de diferentes taxas de adição de AlTi5%B1%. Nas tentativas de reduzir a segregação de cls através da força de separação, surgiram importantes restrições associadas às limitações de equipamentos. Paralelamente observou-se que a adição suplementar de Titânio através do refinador de grão AlTi5%B1% influenciava a obtenção de chapas com baixa intensidade de segregação (β-Al5FeSi) no plano central, com supressão de fases grosseiras αh(Al8Fe2Si). Para verificar esse fenômeno, oito experimentos foram feitos com a liga AA8011 (Si 0,5% e Fe 0,7%), aumentando a taxa de adição do refinador AlTi5%B1% de 0,8 até 4,9 kg/ton, durante a fundição das chapas com espessura de 6 mm e largura de 1750 mm. Manteve-se constantes os parâmetros de fundição, com o objetivo torná-los mutuamente excludentes durante a solidificação. Uma região para coleta das amostras foi previamente demarcada na superfície do cilindro, com o objetivo de unificar a condição de solidificação para todos os testes. As amostras coletadas das lâminas no estado bruto de fusão foram submetidas a testes de dureza, condutividade elétrica, tratamento térmico de recozimento em alta temperatura, exames metalográficos convencionais e microscopia eletrônica de varredura com EDS. Os exames metalográficos revelaram que o teor de TiB 5:1 (Al Ti5% B1%) influencia fortemente na morfologia e no tamanho de fases AlFeSi da liga AA8011, para dada condição de solidificação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5008
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2035_1.pdf4,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.