Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50016
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NADIA, Tarcila Correia de Lima | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Maria Clara Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T11:20:37Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T11:20:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Maria Clara Silva de. Quiz card como recurso didático para o ensino dos frutos. 2023. 36 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50016 | - |
dc.description.abstract | Os frutos são envoltórios que protegem a semente das adversidades ambientais e garantem a propagação das espécies de plantas. A alimentação humana é diversa e dentro dessa diversidade, encontramos os frutos, desde as bagas até as oleaginosas, sua presença nas mesas familiares torna-se além de um ato nutricional, um ato cultural, por isso, de acordo com a Associação Portuguesa de Nutrição, o consumo de frutos está diretamente relacionado à redução de diversas doenças e todos esses benefícios se dão pela presença de vitaminas, sais e água. O presente trabalho objetivou desenvolver um jogo de perguntas e respostas (quiz) educacional sobre morfologia, anatomia e fisiologia dos frutos e sua relação com o homem e o ambiente. A elaboração do jogo foi realizada em 3 etapas: 1) levantamento bibliográfico sobre os assuntos relacionados aos frutos, a fim de desenvolver as perguntas e possíveis respostas; 2) Composição das regras de jogo; 3) Ilustração dos cards onde estarão inseridas. Em totalidade, foram elaboradas 60 perguntas com uma dinâmica que envolve 4 tópicos de como o jogo deve ocorrer. Apesar de haver bastante literatura relacionada ao ensino da botânica, de acordo com a pesquisa bibliográfica deste trabalho há poucos que buscam desenvolver a interdisciplinaridade dos frutos e sua aplicação na sala de aula como conteúdo científico e social, por isso a gamificação é a melhor forma de promover este objetivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | quiz card | pt_BR |
dc.subject | recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | ensino de botânica | pt_BR |
dc.subject | morfologia de frutos | pt_BR |
dc.title | Quiz card como recurso didático para o ensino dos frutos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1374163666476905 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8146147662720451 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The fruits are envelopes that protect the seed from environmental adversities and ensure the protection of plant species. Human food is diverse and within this diversity, we find fruits, from berries to oilseeds, their presence at family tables becomes, in addition to a nutritional act, a cultural act, therefore, according to the Associação Portuguesa de Nutrição, the consumption of fruits is directly related to the reduction of several diseases and all these benefits are given by the presence of vitamins, salts and water. The present work aimed to develop an educational game of questions and answers (quiz) about morphology, anatomy and physiology of fruits and their relationship with man and the environment. The development of the game was carried out in 3 stages: 1) bibliographic survey on subjects related to fruits, in order to develop questions and possible answers; 2) Composition of game rules; 3) Illustration of the cards where they will be filled out. In general, 60 questions were elaborated with a dynamic involving 4 presentations of how the game should occur. Although there is a lot of literature related to the teaching of botany, according to the bibliographical research of this work, there are few that seek to develop the interdisciplinarity of the fruits and their application in the classroom as scientific and social content, which is why gamification is the best way to promote this goal | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas::Botânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Clara Silva de Santana.pdf | 744,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons