Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49999
Comparte esta pagina
Título : | O papel do professor de educação física escolar na vida do aluno com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah): uma revisão de literatura |
Autor : | SILVA, Allan Antônio Santos |
Palabras clave : | Educação Física; Escola; TDAH |
Fecha de publicación : | 27-mar-2023 |
Citación : | SILVA, Allan Antônio Santos. O papel do professor de educação física escolar na vida do aluno com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah): uma revisão de literatura. 2023. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023 |
Resumen : | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurológico que pode ser causado por fatores hereditários, que se manifesta ainda na infância e comumente segue com o indivíduo pelo resto de sua vida, sendo caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Esse distúrbio neurológico afeta na média de 3 a 5% das crianças (ABDA, 2023), todavia algumas pesquisas constatam que esse número pode ser bem maior, atingindo até valores de dois dígitos em comunidades de maior vulnerabilidade. Esse trabalho teve como objetivo conscientizar os professores de educação física escolar sobre o seu papel no aprendizado e no desenvolvimento social e motor na vida dos estudantes com TDAH. Isto, devido algumas dificuldades que os estudantes com TDAH possuem no ambiente escolar, desde a questão estrutural como, também, na questão de sua adaptação às metodologias aplicadas pelos docentes. Para a elaboração desta revisão, foram analisados ao todo 21 artigos, livros, e sites, que foram encontrados por meio das plataformas Google Acadêmico e Scielo, com data de publicação e/ou atualização entre os anos de 2000 e 2023. O docente tem papel fundamental no acolhimento do aluno em sala de aula, sem excluí-lo apesar de adversidades apresentadas, o tratando sempre que necessário de maneira positiva, o acolhendo e estimulando a sua atenção durante as aulas, e incentivando a sua busca constante em aprimorar suas habilidades, tornando o seu aprendizado mais prazeroso (SILVA, 2014). Giacomini et al. (2006) acredita que é possível indivíduos que possuam TDAH venham eventualmente adquirir destaque em áreas a que tenha interesse. Logo, eles necessitam apenas de um impulso, uma ideia, um norteamento para serem capazes de enxergar para onde querem seguir e o que precisam fazer. Neste ponto, cabe ao professor de educação física selecionar através do conteúdo aplicado e dos recursos de espaço e materiais disponíveis, quais atividades serão utilizadas e de qual forma elas serão aplicadas para que os seus alunos mantenham-se engajados em suas aulas e adquiram o melhor aprendizado possível em sua disciplina. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49999 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA VIDA DO ALUNO 26-04-2023.pdf | 527 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons