Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49975
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Kleber Andrade da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Juliana Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T23:02:08Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T23:02:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-19 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Juliana Tavares. O uso de stop motion para o ensino da morfologia floral. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49975 | - |
dc.description.abstract | O ensino da botânica no ensino médio é visto como tendo uma difícil compreensão e assimilação por grande parte dos estudantes por abordar uma enorme carga de informações e conceitos abstratos. Geralmente os termos botânicos são memorizados para utilização em atividades avaliativas ao invés de compreendidos de maneira que o estudante tenha uma visualização do conteúdo no dia a dia. As animações são alternativas valiosas para facilitar a compreensão e assimilação dos diversos conceitos complexos existentes, principalmente dentro da área das ciências. Assim, o objetivo deste trabalho é confeccionar uma sequência didática e um guia sobre como elaborar e aplicar em sala de aula uma animação do tipo Stop-Motion com a utilização de materiais de baixo custo, com a finalidade de representar a morfologia floral. A animação construída em conjunto com os estudantes permite que o professor aborde os assuntos que alicerçam o ensino da botânica, analisando toda a estrutura vegetativa e reprodutiva das flores. Dessa forma, a animação produzida a partir da metodologia elaborada deste trabalho poderá trazer uma série de benefícios no ensino dos conteúdos relacionados à morfologia floral, tais como o desenvolvimento do estudante em diversos aspectos, dentre eles a autonomia, trabalho em grupo e o interesse, uma vez que as animações podem atuar como um facilitador do ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 63 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | animação | pt_BR |
dc.subject | biologia | pt_BR |
dc.subject | botânica | pt_BR |
dc.subject | stop motion | pt_BR |
dc.title | O uso de stop motion para o ensino da morfologia floral | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0483528040164180 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5109781946211471 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of botany in high school is seen as having a difficult understanding and assimilation by most students because it addresses an enormous load of information and abstract concepts. Generally, botanical terms are memorized for use in evaluative activities instead of being understood so that the student has a daily view of the content. Animations are valuable alternatives to facilitate the understanding and assimilation of the various existing complex concepts, mainly within the area of science. Thus, the objective of this work is to make a didactic sequence and a guide on how to elaborate and apply a Stop-Motion animation in the classroom with the use of low-cost materials, in order to represent the floral morphology. The animation built together with the students allows the teacher to address the subjects that underpin the teaching of botany, analyzing the entire vegetative and reproductive structure of flowers. In this way, the animation produced from the developed methodology of this project can bring a series of benefits in the teaching of contents related to floral morphology, such as the student's development in several aspects, among them autonomy, group work and interest, since animations can act as a teaching-learning facilitator. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JULIANA TAVARES SILVA.pdf | 5,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons