Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49971
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FALCÃO, Emerson Peter da Silva | - |
dc.contributor.author | PAIXÃO, José Anderson dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T20:19:48Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T20:19:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-08 | - |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, José Anderson dos Santos. Proposta de uma sequência didática sobre a gametogênese humana baseada na técnica do stop-motion. 2023. 36 p. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49971 | - |
dc.description.abstract | O ensino das ciências é permeado por dificuldades como uma maior complexidade de conteúdos, necessidade de abstração e imaginação, dentre outras. A Embriologia é um dos ramos da ciência (ou uma destas ciências) que representa um grande desafio, pois possui diversos conteúdos complexos oriundos de sua base molecular somados à difícil visualização de estruturas microscópicas. Isto, aliado à, não rara, carência de infraestrutura laboratorial das escolas, tornam necessárias novas formas de pensar práticas pedagógicas por docentes frente à realidade tecnológica e midiática atuais. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), softwares, jogos didáticos e produção de conteúdos visuais são algumas das mais variadas formas da utilização de tecnologias para o aproveitamento pedagógico. Dentre as produções de conteúdo visual envolvendo tecnologia, destaca-se o stop-motion, podendo ser definido como uma junção de sequências fotográficas estáticas e narração vocal que dão origem a uma cena. Tendo em vista os aspectos apresentados, o presente trabalho visa propor uma sequência didática que auxilie no ensino-aprendizagem da embriologia humana nos primeiros anos do ensino médio tendo como foco central a produção do stop-motion acerca do tema da gametogênese humana utilizando massa de modelar. É proposto que estudantes construam desde uma célula germinativa primordial até o produto final da gametogênese no sexo feminino e masculino, e esses modelos didáticos servirão para a produção de vídeos, utilizando os aplicativos iMovie ou Videoleap. Espera-se que a sequência didática seja aplicada no cotidiano dos estudantes e seja uma ferramenta norteadora no planejamento de aula dos docentes, aperfeiçoando e esclarecendo este tema tão fundamental dentro da embriologia. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | embriologia | pt_BR |
dc.subject | gametogênese | pt_BR |
dc.subject | sequência didática | pt_BR |
dc.subject | stop-motion | pt_BR |
dc.title | Proposta de uma sequência didática sobre a gametogênese humana baseada na técnica do stop-motion | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9057721813011014 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2483568413344959 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Science teaching is permeated by difficulties such as greater content complexity, the need for abstraction and imagination, among others. Embryology is one of the branches of science (or one of these sciences) that represents a great challenge, since it has several complex contents arising from its molecular basis, added to the difficult visualization of microscopic structures. This, combined with the not uncommon lack of laboratory infrastructure in schools, makes it necessary for teachers to think about new ways of pedagogical practices in view of the current technological and media reality. Virtual Learning Environments (VLE), software, didactic games and production of visual content are some of the most varied ways of using technologies for pedagogical purposes. Among the productions of visual content involving technology, stop-motion, which can be defined as a combination of static photographic sequences and vocal narration that give rise to a scene, stands out. In view of the aspects presented, the present work aims to propose a didactic sequence that assists the teaching-learning of human embryology in the first years of high school, having as its central focus the production of stop-motion on the subject of human gametogenesis using modeling clay. It is proposed that students build from a primordial germ cell to the final product of gametogenesis in females and males, and these didactic models will be used for the production of videos, using the iMovie or Videoleap apps. It is expected that the didactic sequence will be applied in the students' daily lives and will be a guiding tool in the teachers' lesson planning, improving and clarifying this fundamental topic within embryology. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC José Anderson dos Santos Paixão.pdf | 388,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons