Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49966

Compartilhe esta página

Título: Redes de aprendizagem no contexto das tecnologias digitais : aprender e compartilhar na multiplicidade de saberes de um espaço rizomático
Autor(es): OLIVEIRA, Cláudia Simone Almeida de
Palavras-chave: Redes de aprendizagem; Rizoma; Narrativas digitais; Currículo em rede
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Cláudia Simone Almeida de. Redes de aprendizagem no contexto das tecnologias digitais: aprender e compartilhar na multiplicidade de saberes de um espaço rizomático. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Esta pesquisa discute como se aprende em rede e o que constitui uma rede de aprendizagem. Esse é nosso objeto de estudo, considerando a cultura digital do mundo contemporâneo e o potencial das redes colaborativas na Educação Básica. Nosso problema de pesquisa: O que caracteriza e retroalimenta uma rede de aprendizagem de professores e estudantes no contexto das tecnologias digitais? O objetivo geral deste estudo é analisar as características de uma rede de aprendizagem - RA - colaborativa no contexto digital e alguns elementos que caracterizam e retroalimentam essa rede. Como objetivos específicos: caracterizar as interações e a interatividade estabelecidas na rede de aprendizagem; Analisar os tipos de mediação tecnológica e mediação pedagógica na rede de aprendizagem; Analisar os processos colaborativos de professores e estudantes na comunidade de prática constituída nessa rede; analisar os elementos surgidos da comunidade em rede em relação currículo e pedagogias de nova geração. Esse estudo tem como base, a teoria da complexidade (MORIN, 2010, 2011, 2015) e a teoria da multiplicidade (DELEUZE; GUATTARI, 1995). Outros aportes teóricos, sobre: sociedade em rede (CASTELLS, 1999, 2003; MARTINS, 2009; FRAGOSO et al., 2012; RECUERO, 2012), cibercultura, conversação em rede (LÉVY, 1999, 2010, 2014; RECUERO, 2012) redes sociais, suas linguagens e fluxos, conectividade, mobilidade e ubiquidade (SANTAELLA, 2014; PRIMO, 2013; LEMOS, 2013), a epistemologia das redes, tecnologias como ferramenta cognitiva (ALMEIDA; VALENTE, 2011; ALMEIDA; DIAS; SILVA, 2013), integração das tecnologias ao currículo da cultura digital (ALMEIDA; ALVES; LEMOS, 2014), formação docente, interação, interatividade e mediação (SILVA, 2003, 2010), currículo rizomático (SANTOS, 2012), competências na era digital e coinvestigação (OKADA, 2007, 2013), coautoria e colaboração (MANDAJI, 2012) e as narrativas de professores e estudantes (BRUNER, 1991; RICOEUR, 1994), Pedagogias para as novas gerações (FIGUEIREDO, 2002, 2016, 2017), Educação Híbrida e possibilidades de inovação (CHRISTENSEN, 2013; CUNHA, 2010). Optamos por uma metodologia que nos auxilia na compreensão desse movimento das redes digitais, través da Etnografia Virtual (HINE, 2000) ou Netnografia, de abordagem qualitativa, exploratória que envolve uma ação participante numa Rede de Pesquisa Colaborativa Universidade Escola, coordenada pela PUC-São Paulo em parceria com outras universidades do Brasil,como a UFPE. Os sujeitos da pesquisa são: estudantes da Educação Básica de várias escolas públicas do Brasil, professores do Ensino Fundamental e Médio, professores e pesquisadores de universidades. Nossos dados geraram uma tese que aponta caminhos para a constituição de redes de aprendizagem no contexto das tecnologias digitais à partir do conceito de rizoma, uma tríade: Rede rizomática, como sistema aberto, que constitui um currículo rizomático e por isso mesmo, elástico e expandindo. E que por essa amplitude e fluidez, suscita também, pedagogias de nova geração, para avançarmos diante dos novos desafios da educação no mundo digital.
Descrição: ABRANCHES, Sérgio, também é conhecido em citações bibliográficas por: ABRANCHES, Sergio Paulino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49966
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Cláudia Simone Almeida de Oliveira.pdf8,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons