Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49944

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento das habilidades motoras: diferença entre alunos e alunos dos anos iniciais, nas aulas de educação física escolar.
Autor(es): FRANÇA, Mikaelle Vitória dos Santos
Palavras-chave: Educação física para crianças; Habilidade Motora
Data do documento: 10-Abr-2023
Citação: FRANÇA, Mikaelle Vitória dos Santos. Desenvolvimento das habilidades motoras: diferença entre alunos e alunos dos anos iniciais, nas aulas de educação física escolar. 2023. 36 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O período infantil é visivelmente marcado pelo crescer e desenvolver. Onde neste período acontece o desenvolvimento motor, a partir das vivências que as crianças obtêm, elas captam informações do mundo a sua volta. As aulas de educação física se apresentam como o local para se trabalhar essas habilidades, pois oferecem estimulação através de conteúdos sistematizados de movimentos relacionados a cada idade. O trabalho visa investigar na literatura se existe diferença na aquisição das habilidades motoras entre os sexos de alunos dos anos iniciais. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa desenvolvido a partir de uma revisão integrativa da literatura que buscou compreender as diferenças e as influências no desenvolvimento psicomotor nos anos iniciais do ensino fundamental, cujos dados foram obtidos através das bibliotecas virtuais (BVS e Scielo). Sendo realizado um corte temporal de 2015 a 2022. Após critérios de inclusão e exclusão foram lidos os estudos na íntegra, e suas informações foram analisadas, organizadas de forma estruturada em tabelas e discutidas à luz das teorias do desenvolvimento motor. Foram encontrados inicialmente 159 artigos, sendo excluídos 39 duplicatas. Foram lidos os títulos e resumos sendo selecionados 13 artigos para leitura completa. Destes, 04 foram incluídos no trabalho final. Diante dos resultados obtidos, os meninos conseguem ter um desempenho motor mais elevado, comparando- se às meninas. E que as habilidades motoras podem sofrer influências intrínseca e extrínseca.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49944
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mikaelle Vitória dos Santos França.pdf375,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons