Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49944
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA FILHA, Cleide do Nascimento Monteiro Borges | - |
dc.contributor.author | FRANÇA, Mikaelle Vitória dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T12:11:25Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T12:11:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-06 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Mikaelle Vitória dos Santos. Desenvolvimento das habilidades motoras: diferença entre alunos e alunos dos anos iniciais, nas aulas de educação física escolar. 2023. 36 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49944 | - |
dc.description.abstract | O período infantil é visivelmente marcado pelo crescer e desenvolver. Onde neste período acontece o desenvolvimento motor, a partir das vivências que as crianças obtêm, elas captam informações do mundo a sua volta. As aulas de educação física se apresentam como o local para se trabalhar essas habilidades, pois oferecem estimulação através de conteúdos sistematizados de movimentos relacionados a cada idade. O trabalho visa investigar na literatura se existe diferença na aquisição das habilidades motoras entre os sexos de alunos dos anos iniciais. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa desenvolvido a partir de uma revisão integrativa da literatura que buscou compreender as diferenças e as influências no desenvolvimento psicomotor nos anos iniciais do ensino fundamental, cujos dados foram obtidos através das bibliotecas virtuais (BVS e Scielo). Sendo realizado um corte temporal de 2015 a 2022. Após critérios de inclusão e exclusão foram lidos os estudos na íntegra, e suas informações foram analisadas, organizadas de forma estruturada em tabelas e discutidas à luz das teorias do desenvolvimento motor. Foram encontrados inicialmente 159 artigos, sendo excluídos 39 duplicatas. Foram lidos os títulos e resumos sendo selecionados 13 artigos para leitura completa. Destes, 04 foram incluídos no trabalho final. Diante dos resultados obtidos, os meninos conseguem ter um desempenho motor mais elevado, comparando- se às meninas. E que as habilidades motoras podem sofrer influências intrínseca e extrínseca. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Habilidade Motora | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento das habilidades motoras: diferença entre alunos e alunos dos anos iniciais, nas aulas de educação física escolar. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8247154674219017 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The infantile period is visibly marked by growth and development. Where in this period motor development takes place, from the experiences that children obtain, they capture information from the world around them. Physical education classes are presented as the place to work on these skills, as they offer stimulation through systematized contents of movements related to each age. The work aims to investigate in the literature if there is a difference in the acquisition of motor skills between the genders of students in the early years.This is a descriptive study, with a quantitative approach, developed from an integrative literature review that sought to understand the differences and influences on psychomotor development in the early years of elementary school, whose data were obtained through virtual libraries (BVS and Scielo ). A temporal cut was performed from 2015 to 2022. After inclusion and exclusion criteria, the studies were read in full, and their information was analyzed, organized in a structured way in tables and discussed in the light of theories of motor development. Initially, 159 articles were found, 39 duplicates being excluded. The titles and abstracts were read and 13 articles were selected for full reading. Of these, 04 were included in the final work. In view of the results obtained, boys manage to have a higher motor performance, compared to girls. And that motor skills can be influenced intrinsically and extrinsically. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mikaelle Vitória dos Santos França.pdf | 375,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons