Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49932

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Gilmar beserra de-
dc.contributor.authorSANTOS, Paloma de santana-
dc.date.accessioned2023-05-05T18:22:12Z-
dc.date.available2023-05-05T18:22:12Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-05-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Paloma de Santana. A microbiologia no ensino médio: Recursos alternativos e sequência didática no ensino de virologia. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória,, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49932-
dc.description.abstractO ensino de Biologia é considerado bastante complexo e, muitas vezes, apresenta diversos conteúdos que estão longe da realidade do aluno, o que acaba dificultando o processo ensino-aprendizagem. O uso de recursos alternativos em uma Sequência Didática pode ser uma opção para aproximar osconteúdos científicos do cotidiano dos estudantes. O objetivo deste estudo foi o de listar as estratégias didáticas mais utilizadas para o ensino de microbiologia e elaborar uma Sequência Didática Investigativa. Inicialmente, para verificar as estratégias e as tarefas mais utilizadas, foi realizada uma pesquisa bibliográficade artigos em sites de busca (Google Acadêmico e Periódicos CAPES) publicados entre os anos de 2014 a 2021. Posteriormente, foi elaborada uma Sequência Didática organizada em três momentos pedagógicos: 1) Problematização inicial; 2) Organização do conhecimento e 3) Aplicação do conhecimento. Foram localizados dez estudos relatando o uso de recursos variados, com a maioria sugerindo a utilização de jogos didáticos para facilitar oprocesso de ensino-aprendizagem. A Sequência Didática proposta neste estudofoi planejada em cinco aulas, utilizando recursos alternativos com o intuito de deixar as aulas mais dinâmicas e atrair a atenção dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.titleA microbiologia no ensino médio: Recursos alternativos e sequência didática no ensino de virologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0935523502682736pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of Biology is considered quite complex and, many times, presents different contents that are far from the student's reality, which ends up making the teaching-learning process difficult. The use of alternative resources in a Didactic Sequence can be an option to bring scientific content closer to students' daily lives. The objective of this study was to list the most used didactic strategies for teaching microbiology and to elaborate an Investigative Didactic Sequence. Initially, to verify the most used strategies and tasks, a bibliographic search of articles on search engines (Google Academic and Periodicals CAPES) publishedbetween the years 2014 to 2021 was carried out. pedagogical: 1) Initial questioning; 2) Organization of knowledge and 3) Application of knowledge. Ten studies reporting the use of different didactic resources were located, with the majority suggesting the use of didactic games to facilitate the teaching-learning process. The Didactic Sequence proposed in this study was planned in five moments and with the use of alternative resources in order to make the classes more dynamic, attracting the students' attention.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC 2- Paloma de santana santos UFPECAV.pdf874,6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons