Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49920
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jayne Lais da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T21:25:43Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T21:25:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jayne Lais da. O universo dos super-heróis como campo de investigação para o fortalecimento dos processos de ensino e aprendizagem em genética. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49920 | - |
dc.description.abstract | Super-heróis em filmes e desenhos animados podem ser utilizados como instrumentos para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem, pois podem estimular o pensamento crítico e processos cognitivos dos alunos. Na atualidade, pode-se encontrar diversas temáticas inseridas nesse meio, inclusive na biologia. Entre as áreas da biologia, a genética muitas vezes é considerada uma das disciplinas mais complexas de serem compreendidas no que diz respeito aos seus conteúdos programáticos. Devido ao fato desta trabalhar temas considerados de alta complexidade, muitos autores destacam a importância dos recursos midiáticos como instrumentos facilitadores da aprendizagem nessa área. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar diferentes longa-metragens contemporâneos que aguçam o imaginário dos estudantes e que chamam a atenção deles. Este estudo, teve como base metodológica a pesquisa qualitativa no âmbito educacional. Os filmes aqui analisados apontaram para temas como: hereditariedade, mutações genéticas, seleção natural e outros. Por fim, pode-se perceber que o uso de recursos com viés multimídia podem favorecer o processo de discussão de valores pedagógicos, ambientais e sociais. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | ensino de genética | pt_BR |
dc.subject | longa-metragem | pt_BR |
dc.subject | super-heróis | pt_BR |
dc.title | O universo dos super-heróis como campo de investigação para o fortalecimento dos processos de ensino e aprendizagem em genética | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Suellen Tarcyla da Silva | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of superheroes in movies and cartoons can be used as tools to strengthen the teaching and learning process, as they can stimulate critical thinking and cognitive processes in students. Nowadays, several themes can be found inserted in this medium, including biology. Among the areas of biology, genetics is often considered one of the most difficult disciplines to understand with regard to its syllabus. Due to the fact that it works with highly complex themes, many authors highlight the importance of media resources as facilitators of learning in this area. Thus, the present work aimed to analyze different contemporary feature films that stir the students' imagination and call their attention. This study, had as its methodological basis the qualitative research in the educational field. The movies analyzed here pointed to themes such as: heredity, genetic mutations, natural selection, etc. Finally, we can see that the use of multimedia resources can favor the process of discussion of pedagogical, environmental, and social values. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2453508009374921 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- JAYNE LAIS DA SILVA -.pdf | 297,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons