Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49919

Share on

Title: Passa pé na colonialidade: capoeira angola, saberes afrodiaspóricos e o ensino da matemática.
Authors: OLIVEIRA, Thays de Lima
Keywords: Ensino de matemática; Capoeira; Decolonialidade; Cultura africana
Issue Date: 26-Apr-2023
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções de um grupo de licenciandos em matemática sobre as possibilidades e articulações didáticas entre os instrumentos e atividades da Capoeira e o ensino de matemática. A Capoeira é uma arte de luta e resistência e se instituiu como uma sabedoria afrodiaspórica. Este estudo se constitui no âmbito das pesquisas do Grupo Aya-Sankofa de Educação Matemática. Metodologicamente foi realizado, inicialmente, um estudo da literatura e das produções acadêmicas em artigos e periódicos com perspectiva decolonial que resgatam as contribuições da cultura africana no campo da Educação Matemática; na sequência, na fase exploratória, a pesquisa foi direcionada para realização de uma atividade aplicada junto aos licenciandos da disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática III, do sétimo período, do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPE- CAA. Para aplicação dos procedimentos de campo, se fez necessário a participação de um professor de Capoeira angola do Centro de Prática e Pesquisa N’Golo Capoeira Angola. Por meio desta pesquisa foi possível promover importantes reflexões entre conceitos de matemática e os instrumentos e atividades da Capoeira, coletando como resultado, as percepções dos alunos sobre o ensino da matemática a partir da discussão de saberes da cultura africana.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49919
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Thays de Lima Oliveira.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons