Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49919
Share on
Title: | Passa pé na colonialidade: capoeira angola, saberes afrodiaspóricos e o ensino da matemática. |
Authors: | OLIVEIRA, Thays de Lima |
Keywords: | Ensino de matemática; Capoeira; Decolonialidade; Cultura africana |
Issue Date: | 26-Apr-2023 |
Abstract: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções de um grupo de licenciandos em matemática sobre as possibilidades e articulações didáticas entre os instrumentos e atividades da Capoeira e o ensino de matemática. A Capoeira é uma arte de luta e resistência e se instituiu como uma sabedoria afrodiaspórica. Este estudo se constitui no âmbito das pesquisas do Grupo Aya-Sankofa de Educação Matemática. Metodologicamente foi realizado, inicialmente, um estudo da literatura e das produções acadêmicas em artigos e periódicos com perspectiva decolonial que resgatam as contribuições da cultura africana no campo da Educação Matemática; na sequência, na fase exploratória, a pesquisa foi direcionada para realização de uma atividade aplicada junto aos licenciandos da disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática III, do sétimo período, do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPE- CAA. Para aplicação dos procedimentos de campo, se fez necessário a participação de um professor de Capoeira angola do Centro de Prática e Pesquisa N’Golo Capoeira Angola. Por meio desta pesquisa foi possível promover importantes reflexões entre conceitos de matemática e os instrumentos e atividades da Capoeira, coletando como resultado, as percepções dos alunos sobre o ensino da matemática a partir da discussão de saberes da cultura africana. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49919 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Thays de Lima Oliveira.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License