Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49867
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Maria do Desterro Azevedo da | - |
dc.contributor.author | SANTOS FILHO, Sérgio Romero Vital dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T17:18:41Z | - |
dc.date.available | 2023-05-02T17:18:41Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS FILHO, Sérgio Romero Vital dos. História da matemática: investigando sua abordagem nos livros didáticos de álgebra linear. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49867 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho é fruto das inquietações quanto aos obstáculos presentes no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Álgebra Linear, em especial o conceito de espaço vetorial. O obstáculo como a experiência primeira, os obstáculos verbais e geométricos e os obstáculos epistemológicos constituem fortes barreiras para uma aprendizagem efetiva. A partir de uma revisão teórica, entende-se que a abordagem histórica é um instrumento metodológico favorável a superação das dificuldades que surgem na compreensão epistemológica dos conceitos, facilitando a sua significação. Além disso, através desta ferramenta é possível apresentar a lógica matemática em construção, proporcionando uma visão mais ampla das relações entre essa ciência e as outras áreas de conhecimento e das diversas atividades humanas. Nesse sentido propomos aqui, investigar a abordagem histórica dos conteúdos da disciplina Álgebra Linear, em particular o conceito de espaços vetoriais, a partir da análise documental de livros didáticos. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - História | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Álgebra linear | pt_BR |
dc.title | História da matemática: investigando sua abordagem nos livros didáticos de álgebra linear. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8875909490449349 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5764114445960228 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS FILHO, Sérgio Romero Vital dos.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons