Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49816

Compartilhe esta página

Título: Potencial antibacteriano e antibiofilme de Anacardium microcarpum contra Enterococcus faecalis e Enterococcus faecium vancomicina resistentes
Autor(es): Araújo, Jonathan Mandú de
Palavras-chave: IRAS; antimicrobiano; antibiofilme; anacardiaceae
Data do documento: 3-Mar-2023
Citação: ARAÚJO, Jonathan Mandú de. Potencial antibacteriano e antibiofilme de Anacardium microcarpum contra Enterococcus faecalis e Enterococcus faecium vancomicina resistentes. 2023. trabalho de conclusão de curso( bacharelado em Fármacia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Dentre os principais microrganismos envolvidos nas IRAS, as bactérias Gram-positivas destacam-se como o segundo grande grupo onde os gêneros Staphylococcus e Enterococcus são os representantes mais relacionados. O gênero Enterococcus têm sido descrito como a principal causa de infecções nosocomiais, principalmente por sua alta resistência multirresistência intrínsica aos antibióticos, sendo as espécies Enterococcus faecium e Enterococcus faecalis as mais prevalentes em infecções de feridas cirúrgicas, do trato urinário e associadas às Infecções Primárias de Corrente Sanguínea (IPCS). Com isso, a busca por plantas com potenciais bioativos tem crescido cada vez mais, como no caso da família Anacardiaceae que tem se destacado por possuir espécies com diversas atividades biológicas. Extratos de Anacardium microcarpum, uma das espécies representantes da família, têm sido descritas por possuir bioatividade como antioxidante, bactericida e fungicida. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a concentração total de fenóis, o potencial antimicrobiano e antibiofilme do extrato hidroalcóolico das folhas de A. microcarpum contra isolados clínicos de E. faecalis e E. faecium vancomicina resistentes. A concentração de fenóis foi avaliada pelo método do Folin-Ciocalteu e expresso em miligrama equivalente de ácido gálico por grama de extrato (mg EAG/g extrato). Para avaliação antimicrobiana foram utilizados os métodos de Concentração Mínima Inibitória (CMI) e Concentração Mínima Bactericida (CMB), para a avaliação da atividade antibiofilme o extrato foi introduzido junto aos microrganismos para verificar a antiformação do biofilme. O extrato possui 405,47 mg EAG/g extrato e não teve atividade inibitória contra a maioria dos isolados clínicos testados. No entanto, o extrato teve a capacidade de inibir 100% do biofilme de seis microrganismos, três E. faecalis e três E. faecium, o que demonstra que os compostos podem não ser capazes de inibir o crescimento microbiano, mas podem ser capazes de inibir algum componente que seja importante para formar a matriz do biofilme. Assim, é válido ressaltar que todos os tipos de variações extrativas, bem como outras partes da planta devem ser examinados em estudos antimicrobianos uma vez que fatores como sazonalidade e métodos de extração, podem implicar na atividade biológica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49816
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JONATHAN MANDU DE ARAUJO.pdf978,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons