Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49804

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORDIVIOLA, Alfredo Adolfo-
dc.contributor.authorGUEIROS, Antonio Márcio Monteiro-
dc.date.accessioned2023-04-28T13:04:44Z-
dc.date.available2023-04-28T13:04:44Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationGUEIROS, Antonio Márcio Monteiro. Labirintos e segredos na narrativa de Juan Carlos Onetti: a saga de Santa María. 2023. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49804-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o propósito de escrutinar a narrativa de Juan Carlos Onetti, em particular o chamado ciclo de Santa María. O conjunto da obra onettiana é marcado por elementos e características atraentes e desafiadores, tais como: a intertextualidade – ou uma autorreferencialidade que, de tão intensa, beira uma proposta de obra literária total - , a metalinguagem – falamos de uma literatura que analisa a criação literária enquanto se cria – e a reescrita ficcional obsessiva sobre simulacros, dualidades e embustes; algo que já foi chamado jogo da impostura. Além deles, assoma-se uma proposta literária que questiona os limites entre realidade e imaginário, entre real e ficção, filiando-se, com convicção, no que o próprio autor denominava arte poética. A proposta deste estudo é a de trilhar o percurso de leitura das obras sanmarianas, passando pelos romances La vida breve, El astillero, Juntacadáveres, Dejemos hablar al viento e Cuando ya no importe, bem como pelas novelas Para una tumba sin nombre e La muerte y la niña, além de vários contos e relatos. Destaque-se que, com tal finalidade, precisamos analisar obras do autor que escapam ao universo de Santa María, mas que são incontornáveis, como as novelas El pozo e La cara de la desgracia. Na mesma direção, foram feitas incursões na correspondência de Onetti, em pinturas vanguardistas, em documentários e mapas descobertos durante a pesquisa. A plurivocidade de potenciais interpretações dos escritos do autor e a complexidade narrativa que se revelou demandaram abordagens muito distintas, por vezes até aparentemente cindidas, em cada paragem. Onetti é um escritor que dedicou a vida – mais de 60 anos dela, ao menos – para escrever uma ficção sobre a precariedade dos nossos discursos, personagens, histórias e narrativas; e o fez através da criação de discursos, personagens, histórias e narrativas tão precários quanto, mas com a clara consciência de sua condição. Trata-se de uma narrativa que se pretende total, mas elaborada sobre as faltas, as ausências, os mal-entendidos e as falhas. No curso do texto, portanto, buscamos, por um lado, uma investida profundamente teórica a respeito da díade clássico-barroco, da ficção em si e da análise de gêneros – em particular da novela – e, por outro, uma aproximação claramente ensaística, com uma miríade de paralelos que nos possibilitassem algumas compreensões de uma construção literária que traz a modernidade e as vanguardas para a literatura hispano-americana. Para tanto, dedicamo- nos longamente a analisar os textos do escritor à luz da literatura do final do século XIX (recorrendo a autores como Tolstói, Dostoiévski, Stevenson e Henry James), das vanguardas literárias do começo do século XX (com evidente destaque para Faulkner), da literatura rio-platense do período (com toda atenção para Arlt e Borges) e até mesmo da literatura contemporânea. Trata-se de um estudo que pretende abranger do princípio do corpus literário do autor, passando pela profusão narrativa que se pretendia infinita, até o seu romance testamentário e crepuscular. Uma trajetória dedicada a observar e discutir (nunca decifrar ou desvendar) os labirintos e segredos narrativos de uma obra que, mesmo depois de quase 30 anos da morte do autor, não deixa de se proliferar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudos Literáriospt_BR
dc.subjectJuan Carlos Onettipt_BR
dc.subjectSaga de Santa Maríapt_BR
dc.subjectLiteratura Hispano-Americanapt_BR
dc.titleLabirintos e segredos na narrativa de Juan Carlos Onetti : a saga de Santa Maríapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6793246865643456pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1511356924660287pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe present work has the purpose of scrutinizing the narrative of Juan Carlos Onetti, in particular the so-called cycle of Santa María. Onetti’s work is marked by attractive and challenging elements and characteristics, such as: intertextuality – or a self-referentiality that is so intense that it borders on a proposal of a total literary work –, metalanguage – we are talking about a literature that analyses the literary creation as it is being created – and the obsessive fictional rewriting about simulacra, dualities and hoaxes; something that was once called the imposture game. In addition to these elements, there is a literary proposal that questions the boundaries between reality and imagination, between reality and fiction, firmly adhering to what the author himself called poetic art. The purpose of this study is to follow the path of the Sanmarian works, covering the novels La vida breve, El astillero, Juntacadáveres, Dejemos hablar al viento and Cuando ya no importe, as well as the short novels Para una tumba sin nombre and La muerte y la niña, in addition to several short stories and reports. It should be noted that, in order to achieve this goal, it is necessary to analyse works by the author that go beyond the universe of Santa María, such as the short novels El pozo and La cara de la desgracia. In the same direction, incursions were made into Onetti’s correspondence, avant-garde paintings, documentaries, and maps discovered during the research. The plurality of potential interpretations of the author’s writings and the revealed narrative complexity required very different, sometimes seemingly conflicting, approaches at each stage. Onetti is a writer who dedicated his life – more than 60 years of it, at least – to writing fiction about the precariousness of our discourses, characters, stories, and narratives; and he did so by creating speeches, characters, stories, and narratives that were just as precarious, but with a clear awareness of their condition. It is a narrative that intends to be total, but constructed on absences, gaps, misunderstandings, and failures. Throughout the text, therefore, we pursue, on the one hand, a profoundly theoretical approach regarding the classic-baroque dyad, fiction itself and the analysis of genres – in particular the short novel – and, on the other hand, a clearly essayistic approach, with a myriad of parallels that would allow us some understanding of a literary construction that brings modernity and the avant-garde to Spanish-American literature. To achieve this, we spent a long time analyzing the writer’s texts in the light of the literature of the late 19th century (using authors such as Tolstoy, Dostoevsky, Stevenson, and Henry James), of the literary vanguards of the early 20th century (with an obvious emphasis on Faulkner), of the rio- platense literature of the period (with a keen eye on Arlt and Borges), and even contemporary literature. This is a study that aims to cover from the beginning of the author’s literary corpus, through the narrative profusion that was intended to be infinite, until his testamentary and twilight novel. It is a trajectory dedicated to observing and discussing (never deciphering or unveiling) the labyrinths and narrative secrets of a work that, even after almost 30 years of the author’s death, continues to proliferate.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Antonio Márcio Monteiro Gueiros.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons