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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49782
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Título: | Contornos melódicos em sentenças interrogativas produzidos na leitura em voz alta por professores da rede municipal do Ipojuca : uma análise da produção e da percepção |
Autor(es): | SILVA, Juliana Lemos Marinho da |
Palavras-chave: | Linguística; Contornos melódicos; Sentenças interrogativas; Atitudes proposicionais; Leitura em voz alta |
Data do documento: | 28-Fev-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Juliana Lemos Marinho da. Contornos melódicos em sentenças interrogativas produzidos na leitura em voz alta por professores da rede municipal do Ipojuca: uma análise da produção e da percepção. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo analisar a relação existente entre os contornos entonacionais e a produção e percepção de sentidos atitudinais em sentenças interrogativas. Abordaremos, mediante gravações de sinal de fala de leitura em voz alta realizada por 24 professores da rede municipal do Ipojuca-PE, 4 padrões melódicos do modo interrogativo — pergunta neutra, pergunta-confirmação, pergunta com estranheza e pergunta retórica — descritos por Moraes (2008). Buscamos respaldo teórico na Fonologia Entonacional, nos trabalhos de Pierrehumbert (1980), Ladd (1996) e Gussenhoven (2004), nas noções essenciais à análise das funções prosódico-entonacionais em Troubetzkoy (1949), Jakobson, Fant e Halle (1951), Fónagy (1993), Pierrehumbert e Hischberg (1990), Aubergé (2002a, 2002b) e Moraes (2012, 2016) e em pesquisas que se ocuparam de separar o contrastivo da simples variação alofônica na entonação do Português Brasileiro (PB): Moraes (1993, 1998, 2008, 2016); Moraes e Colamarco (2007) e Moraes et al. (2011, 2015). Propomos estudo de padrões melódicos interrogativos do PB correlacionado ao processamento de leitura em voz alta em perspectiva gramatical. A leitura em voz alta de textos narrativos permeia os 5 experimentos executados. Em nosso corpus, constam 192 sinais de fala correspondentes à soma das leituras em voz alta, realizadas pelos 24 professores-colaboradores do estudo e 12 sinais de fala correspondente à leitura em voz alta realizada por leitor-controle (a própria pesquisadora). Os sinais de fala gravados foram transcritos fonético-fonologicamente no software Praat. Após a análise dos dados, concluímos principalmente que os professores-colaboradores: (1) nos experimentos de produção, nem sempre inferiram nos textos os significados atitudinais pretendidos, procedendo à realização prosódica de padrão proposicional diverso, o que provocou mudança na interpretação de dados enunciados; (2) nos experimentos de percepção, foram mais sensíveis às perguntas neutra e com estranheza e (3) a configuração melódica das perguntas confirmação e retórica proposta por Moraes (2008) demonstrou ser atípica no dialeto dos sujeitos investigados. Ratificamos a representação fonológica definida em Moraes (2008) para as perguntas neutra e com estranheza. A confirmação do comportamento entonacional das perguntas confirmação e retórica dependerá de novos estudos. No geral, constatamos que a observação da configuração das curvas melódicas pode indicar se a manifestação de dado sentido proposicional concorre ou não para a interpretação prevista pelo texto. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49782 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
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