Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49750
Share on
Title: | Uso de imagens para o ensino das leis de Newton. |
Authors: | ROCHA, André Graciano da |
Keywords: | Uso de imagens; Análise de dados; Cognição; Aprendizagem significativa |
Issue Date: | 3-Apr-2023 |
Citation: | ROCHA, Andre. O uso de imagens para o ensino das leis de Newton.2023. Trabalho de conclusão de curso - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Trabalho de conclusão de curso consiste em fazer uma análise sobre o uso de imagens para o ensino de física e responder alguns questionamentos a respeito dessa temática, dentre essas questões, podemos mencionar: até que ponto os desenhos feitos na lousa, facilitam a aprendizagem dos alunos?, a sua coerência com a realidades dos fenômenos que são estudados na disciplina e quais tipos de imagens contribuem melhor para compreensão dos assuntos. Para isso, foi desenvolvido e aplicado um questionário, de forma qualitativa, com alunos do 3º do Ensino Médio de uma escola particular da cidade Lajedo-PE. Esse trabalho, teve como base as teorias de alguns autores, como Aumont (1995) e Moreira (2009), os quais tem estudos sobre imagens no ensino. O estudo dos dados coletados apoiaram-se em autores que a abordam a memória e a cognição, como, Fonseca (2013) e Meyer (2002). Com base no questionário e nas entrevistas com alunos e a utilização de figuras tanto digitais como feitas na lousa, foi constatado que os alunos preferiam as imagens feitas no quadro, pois segundo relatos do corpo discente, as mesmas facilitavam melhor a visualização dos fenômenos estudados, tornando assim a aprendizagem significativa |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49750 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC André Graciano da Rocha.pdf | 4,78 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License