Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49728

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorBARROS, Maria Vitória Batista do Rego-
dc.date.accessioned2023-04-20T20:06:06Z-
dc.date.available2023-04-20T20:06:06Z-
dc.date.issued2023-04-10-
dc.date.submitted2023-04-18-
dc.identifier.citationBARROS, Maria Vitória Batista do Rego. Equilíbrio, organização espacial e temporal: a funcionalidade por meio da natação em autistas. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física- Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49728-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA), é considerado como distúrbio do neurodesenvolvimento que possui condições permanentes, começa na infância e tende a persistir na adolescência e na vida adulta, comprometendo a comunicação, o comportamento social e padrões repetitivos e estereotipados, além disso, as habilidades motoras sofrem alterações o que pode ocasiona atraso no desenvolvimento do equilíbrio, organização espacial e temporal. Desta forma, a natação é considerada uma atividade muito recomendada por apresentar mais êxito nas aquisições das habilidades psicomotoras para crianças autistas. O objetivo do presente estudo é buscar o entendimento sobre a funcionalidade da natação para o desenvolvimento do equilíbrio, organização espacial e temporal, para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura, com a finalidade de levantar as referências encontradas sobre o tema. O estudo apresentou resultados favoráveis no aspecto do desenvolvimento psicomotor por meio da natação, entretanto, existe uma carência referida a temática.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecttranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectnataçãopt_BR
dc.subjectbenefícios da nataçãopt_BR
dc.subjectdesenvolvimento das habilidades motoraspt_BR
dc.titleEquilíbrio, organização espacial e temporal: a funcionalidade por meio da natação em autistaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxAutistic Spectrum Disorder (ASD), is considered a neurodevelopmental disorder that has permanent conditions, affects children before the age of three, compromising communication, social behavior and repetitive and stereotyped patterns, in addition, motor skills undergo changes which causes delay in the development of balance, spatial and temporal organization. In this way, swimming is considered a highly recommended activity because it is more successful in acquiring skills for autistic children. The objective of this study is to seek understanding about the functionality of swimming for the development of balance, spatial and temporal organization, for this, a bibliographical review of the literature was carried out, in order to raise the references found on the subject. The study showed favorable results in the aspect of motor development through swimming, however, there is a lack related to the theme.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MARIA VITÓRIA BATISTA DO REGO BARROS.pdf378,88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons