Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49691

Compartilhe esta página

Título: Efeitos do isolamento social e enriquecimento ambiental pós-desmame sobre comportamentos emocionais e componentes do sistema serotoninérgico em prole de ratos
Autor(es): SILVA, Roxana Patrícia Bezerra da
Palavras-chave: Isolamento social; Serotoninérgicos; Enriquecimento ambiental
Data do documento: 24-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Roxana Patrícia Bezerra da. Efeitos do isolamento social e enriquecimento ambiental pós-desmame sobre comportamentos emocionais e componentes do sistema serotoninérgico em prole de ratos. 2023. Dissertação (Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O isolamento social (IS) está relacionado a efeitos neurocomportamentais adversos e alterações neuroquímicas, particularmente quando ocorrem em estágios iniciais do desenvolvimento. Por outro lado, o enriquecimento ambiental (EA) parece reduzir os comportamentos semelhantes à ansiedade e depressão, bem como aumentar os níveis de serotonina no córtex pré-frontal e hipocampo em roedores. O objetivo deste estudo foi revisar sistematicamente os efeitos do IS e EA sobre comportamentos emocionais e alguns componentes do sistema serotoninérgico em ratos após o desmame. Dois autores realizaram busca independente nas bases de dados eletrônicas Medline/PubMed, LILACS, Scopus, Web of Science, EMBASE e Sigle via Open Gray. A primeira etapa do processo de seleção dos artigos consistiu da leitura dos artigos pelo título e resumo. Posteriormente foi realizada a leitura dos artigos na íntegra. Foram incluídos nesta revisão, estudos experimentais primários que submeteram ratos ao IS, EA e condição social normal após o desmame. O risco de viés dos estudos selecionados foi avaliado considerando as recomendações do SYRCLE's Risk of Bias. O índice Kappa foi calculado para medir o grau de concordância entre os revisores durante a etapa de seleção dos artigos, bem como na etapa de avaliação do risco de viés. Foram incluídos 11 artigos na presente revisão sistemática. Os resultados apontaram que os animais expostos ao IS apresentaram menor índice comportamental de habituação e menor resposta de enfrentamento a situações de estresse incontrolável. Por outro lado, o EA promoveu redução do comportamento semelhante á depressão e aumento na quantidade de serotonina no hipocampo e córtex pré-frontal dos roedores. Desta forma, os estímulos ambientais durante o período crítico do desenvolvimento foram associados à melhor resposta emocional bem como a maiores nÍveis de serotonina em regiões encefálicas a longo prazo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49691
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Roxana Patrícia Bezerra da Silva.pdf6,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons