Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4969
Título: Aplicação de RCM em um sistema de rebobinamento para processamento de película plástica flexível
Autor(es): de Aguiar Cavalcanti, Roberto
Palavras-chave: Confiabilidade;Rebobinadeira;Cortadeira;Bobina;Película plástica;RCM Produtividade;Disponibilidade
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Aguiar Cavalcanti, Roberto; Teixeira de Almeida Filho, Adiel. Aplicação de RCM em um sistema de rebobinamento para processamento de película plástica flexível. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: A metodologia RCM (Reliability Centered Maintenance) se apresenta como uma poderosa ferramenta aplicada à melhoria da confiabilidade de sistemas produtivos, que se suporta no estudo dos modos de falha conhecidos para os equipamentos e na conseqüente determinação de novas atividades de manutenção que visem eliminar ou controlar a conseqüência das falhas. A sua aplicação ao sistema da rebobinadeira de película plástica estudada permitiu determinar as falhas possíveis do equipamento que causam perda de disponibilidade, dificuldade de aumento de velocidade de processamento e problemas de qualidade para as bobinas produzidas. A aplicação do RCM foi realizada tendo como base as técnicas existentes na literatura e permitiu o levantamento de novas atividades de manutenção para a rebobinadeira. A sugestão de técnicas de monitoramento foi apresentada ao final do trabalho, para aumentar a eficácia da manutenção e sua aplicabilidade é vista como factível. Um estudo das técnicas para o processo de rebobinamento foi desenvolvido e serviu de base para se avaliar a relação entre a qualidade das bobinas e os aspectos de degradação do equipamento e seu relacionamento com as ações para melhoria de confiabilidade. Isto permitirá controlar as fontes de aparecimento dos defeitos de enrolamento para produzir bobinas com melhor apresentação visual. Além disto, como a qualidade é o principal limitante para se obter altas velocidades de processamento, um passo importante pode ter sido dado para aumento da produtividade da rebobinadeira. Foi possível verificar uma redução no número de chamados de manutenção para os subsistemas braço de corte e conjunto de apoio após início do estudo dos modos de falha do sistema, demonstrando um resultado positivo do uso das técnicas do RCM para a rebobinadeira como forma de prevenção à ocorrência de falhas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4969
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2622_1.pdf1,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.