Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49646

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorSILVA, Lorena Beatriz da-
dc.date.accessioned2023-04-13T11:28:29Z-
dc.date.available2023-04-13T11:28:29Z-
dc.date.issued2023-04-03-
dc.date.submitted2023-04-12-
dc.identifier.citationSILVA, Lorena Beatriz da. Dificuldades da Educação Física na Educação Infantil. 2023. 24 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49646-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo se constitui em analisar quais as principais dificuldades enfrentadas por professores de Educação Física, atuantes na educação infantil, para buscar uma melhor compreensão de como lidar com elas. A metodologia deste trabalho é realizada por meio de uma Revisão bibliográfica do tipo integrativa com diferentes estudos já realizados, a partir de publicações de artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico durante o período de 2012 a 2022. Após realizar as buscas pelos artigos nas plataformas citadas anteriormente, utilizando os critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados cerca de 120 artigos que tratavam sobre o tema proposto, porém foram excluídos 70 após a leitura dos respectivos títulos, restando 50 artigos, dentre esses apenas 4 artigos foram escolhidos por se tratar de pesquisas de campo pelas quais os autores buscaram além da revisão bibliográfica, professores (de educação física e de pedagogia) no exercício de suas funções para entender na prática e em suas vivências cotidianas quais são as principais dificuldades encontradas por esses profissionais. Com base nos artigos analisados, há diversas dificuldades que são enfrentadas pelos professores de Educação Física quando inseridos na educação Infantil, dentre elas podemos citar a formação inicial insuficiente e limitada; comportamento das crianças e etc., essas problemáticas precisam ser estudadas e analisadas para que se tornem apenas um fator mínimo que não afete o desenvolvimento das brincadeiras e psicomotricidade das crianças. Concluímos enfatizando a importância de se ter um profissional de Educação Física atuante na Educação Infantil, sendo necessário um olhar mais profundo para essa faixa etária nos cursos de graduação para que se tenha uma qualificação profissional, proporcionando um maior desempenho dos professores de Educação física em sala de aula, onde eles consigam saber lidar com os problemas cotidianos presentes nesses espaços.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.titleDificuldades da Educação Física na Educação Infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study is to analyze the main difficulties faced by Physical Education teachers working in early childhood education, in order to seek a better understanding of how to deal with them. The methodology of this work is carried out through an integrative bibliographic review with different studies already carried out, based on publications of national and international scientific articles in the Scielo and Google Scholar databases during the period from 2012 to 2022. searches for articles on the platforms mentioned above, using the inclusion and exclusion criteria, found about 120 articles that dealt with the proposed theme, but 70 were excluded after reading the respective titles, leaving 50 articles, among these only 4 articles were chosen because they are field researches for which the authors sought, in addition to the bibliographic review, teachers (of physical education and pedagogy) in the exercise of their functions to understand in practice and in their daily experiences what are the main difficulties encountered by these professionals . Based on the analyzed articles, there are several difficulties that are faced by Physical Education teachers when inserted in Early Childhood Education, among them we can mention insufficient and limited initial training; children's behavior and etc., these problems need to be studied and analyzed so that they become just a minimal factor that does not affect the development of children's games and psychomotricity. We conclude by emphasizing the importance of having a Physical Education professional active in Early Childhood Education, requiring a deeper look at this age group in undergraduate courses in order to have a professional qualification, providing a greater performance of Physical Education teachers in the classroom. classroom, where they can know how to deal with the everyday problems present in these spaces.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Lorena Beatriz da Silva.pdf317,64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons